Presidente do Irã e príncipe herdeiro da Arábia Saudita falam pela primeira vez desde a retomada das relações
A ligação dos dois líderes ocorreu enquanto Israel realizava ataques aéreos na Faixa de Gaza
Reuters - Nesta quarta-feira (11), o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, discutiram sobre o conflito palestino-israelense em uma ligação telefônica, a primeira entre os dois líderes desde um acordo mediado pela China entre Teerã e Riad para retomar as relações.
A ligação dos dois líderes ocorreu enquanto Israel realizava ataques aéreos na Faixa de Gaza em retaliação a um ataque mortal de militantes do Hamas palestino em Israel.
Raisi e o príncipe herdeiro saudita discutiram a "necessidade de encerrar os crimes de guerra contra a Palestina", informou a mídia estatal iraniana.
Por sua parte, o príncipe herdeiro saudita "afirmou que o Reino está fazendo todos os esforços possíveis para se comunicar com todas as partes internacionais e regionais para deter a escalada em curso", disse a agência de notícias estatal saudita SPA.
Ele também reiterou a rejeição da Arábia Saudita a qualquer tipo de ataque a civis, acrescentou a SPA.
Arábia Saudita e Irã concordaram em retomar as relações em março, sob um acordo negociado pela China, após sete anos de hostilidades que ameaçavam a estabilidade e segurança no Golfo e alimentavam conflitos no Oriente Médio, do Iêmen à Síria.
