HOME > Mundo

Principal partido de oposição da Índia realiza manifestações não violentas em todo o país contra condenação de líder

De acordo com um comunicado do partido, o Congresso Nacional Indiano está realizando um "satyagraha" no domingo, uma forma de protesto não violento cunhado por Mahatma Gandhi

Principal partido de oposição da Índia realiza manifestações não violentas em todo o país contra condenação de líder (Foto: Twitter/@INCIndia)

NOVA DELI, 26 de março (Sputnik) - O principal partido de oposição da Índia, o Congresso Nacional Indiano, realizou protestos não violentos em massa no domingo após a desqualificação de seu líder, Rahul Gandhi, do parlamento do país.

Na sexta-feira, Gandhi foi destituído de seu status de legislador depois que um tribunal o sentenciou a dois anos de prisão por sugerir durante um discurso de campanha de 2019 que os ladrões tendem a ter o sobrenome Modi. O caso foi arquivado por Purnesh Modi, membro do Partido Bharatiya Janata (BJP) do primeiro-ministro Narendra Modi. Gandhi foi libertado sob fiança imediatamente após o julgamento, com sua sentença suspensa por 30 dias para permitir que ele apelasse para um tribunal superior.

De acordo com um comunicado do partido, o Congresso Nacional Indiano está realizando um "satyagraha" no domingo, uma forma de protesto não violento cunhado por Mahatma Gandhi, em frente às estátuas do líder em todos os estados indianos e sedes distritais. Satyagraha é visto como uma forma prática e deliberada de protestar contra leis injustas. Os protestos começaram às 10h00 locais (04h30 GMT) e terminaram às 17h00.

O partido disse anteriormente que milhões de aliados de Gandhi e outros, independentemente de suas afiliações políticas, se juntariam a ele na luta pela verdade e justiça.

O Congresso Nacional Indiano, ou apenas Congresso, é o segundo maior partido político da Índia e a organização política mais antiga do país. O Congresso foi o partido governante por décadas até sua derrota eleitoral para o BJP em 2014. Atualmente lidera a Aliança Progressista Unida, de centro-esquerda, que representa vários estados do país.