Prossegue na Colômbia massacre de líderes sociais
Somente este ano já foram assassinados 106 líderes sociais no país latino-americano
247 - A organização de direitos humanos Indepaz destaca que até o momento este ano, 106 106 lideranças sociais foram assassinadas na Colômbia, informa a Telesul.
O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) denunciou nesta segunda-feira o assassinato de mais uma liderança social na Colômbia, desta vez no município de San Andrés Cuerquia, localizado no departamento de Antioquia.
Segundo o Indepaz, a vítima respondia pelo nome de Francisco Javier Posaday e atuava como presidente do Conselho de Ação Comunitária (JAC) do distrito de Montobello em seu município.
Meses atrás, a Ouvidoria havia emitido uma resolução alertando sobre a forte presença e confronto entre grupos armados irregulares, que lutam pelo controle territorial.
O genocídio na Colômbia não para. O Indepaz detalha que até agora neste ano 106 líderes sociais foram assassinados e desde a assinatura do Acordo de Paz em 2016, 1.222 líderes foram mortos em todo o país.
Além da perseguição às lideranças sociais, o país sul-americano registra o pavoroso número de 65 massacres em 2021 e o deslocamento em massa de camponeses, que fogem de seus lares em face dos confrontos.
