Protesto contra crise provoca confrontos na Grécia
Distrbios ocorreram entre manifestantes. Centenas de jovens anarquistas tentaram forar a passagem em meio a um protesto pacfico organizado pelo sindicato Pame, de orientao comunista
Um protesto na capital da Grécia resultou em confrontos entre manifestantes comunistas e jovens anarquistas. O país vive o segundo dia de greve geral, enquanto o Parlamento prepara-se para votar hoje novas medidas para cortes de gastos sociais em troca de ajuda financeira internacional.
Centenas de jovens tentaram forçar a passagem em meio a um protesto pacífico organizado pelo sindicato Pame, de orientação comunista, em frente ao prédio do Parlamento. Os milhares de manifestantes comunistas, porém, entraram em confronto com os jovens e começaram a persegui-los pela Praça Syntagma, agredindo-os com paus. Os jovens anarquistas reagiram atirando pedras e coquetéis molotov.
A polícia antidistúrbio interveio, entrando na praça. Há informações sobre centenas de feridos. Mais cedo, a polícia estimou que havia 50 mil pessoas participando dos protestos em Atenas. Ontem, mais de 100 mil gregos foram às ruas contra as reformas.
O Parlamento deve votar ainda hoje um novo pacote com impopulares cortes de gastos e aumentos em impostos. Pressionado por credores internacionais, o governo grego enviou um projeto ao Legislativo para cortar empregos e salários no setor público, reduzir pensões mais altas e os direitos de algumas categorias e impor mais impostos, entre outras medidas. No fim da quarta-feira, o Parlamento aprovou as mudanças em votação preliminar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: