Putin afirma que relações entre a Rússia e China são excelentes
O presidente russo sublinhou ainda que a meta definida com Xi Jinping de atingir um volume de negócios de 200 bilhões de dólares deve ser atingida em breve
Prensa Latina - O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou hoje o nível de cooperação econômica e política entre Moscou e Pequim, ao se reunir com o vice-primeiro-ministro da China, Zhang Guoqing, à margem do Fórum Econômico Oriental.
«As relações entre a Rússia e a China no domínio da cooperação económica atingiram um nível muito elevado. É claro que tudo isso vem do que foi alcançado na esfera política. Mas, no entanto, os resultados são mais do que bons, são excelentes", disse Putin, citado pela agência de notícias TASS.
«Valorizamos e apreciamos especialmente o fato de, na primeira visita ao estrangeiro após a sua reeleição, o presidente chinês Xi Jinping ter viajado precisamente para a Rússia. É um sinal de que as nossas relações atingiram um nível histórico e sem precedentes nos últimos anos, indicou o líder russo.
Putin observou que o volume das trocas comerciais entre os dois estados aumenta todos os anos e que esta tendência continuou também este ano.
“A tarefa definida por mim e pelo presidente Xi Jinping de atingir um volume de negócios de 200 bilhões de dólares pode ser alcançada num futuro muito próximo, já este ano”, sublinhou o presidente, manifestando a sua confiança de que as relações continuarão a desenvolver-se nesse ritmo.
O VIII Fórum Econômico do Leste acontece na cidade russa de Vladivostok, de 10 a 13 de setembro, e tem como principais convidados as delegações da China e da República Democrática Popular do Laos.