HOME > Mundo

Putin apoia aspirações de soberania e liderança global da América Latina

Presidente da Rússia discursou na Conferência Parlamentar Internacional Rússia—América Latina

Vladimir Putin (Foto: Sputnik/Aleksey Nikolskyi/Kremlin)

247 - A Rússia está pronta para desenvolver a cooperação com os países da América Latina em bases bilaterais e no âmbito de estruturas internacionais, disse o presidente Vladimir Putin nesta sexta-feira (29). 

Putin acrescentou que a Rússia apoia o desejo dos países latinoamericanos de se juntarem ao BRICS como parceiros plenos e buscará estabelecer os laços do continente com a União Econômica Eurasiática.

"Apoiamos e continuamos a apoiar a América Latina em sua unidade e diversidade... Estamos prontos para construir relações tanto em uma base bilateral como para trabalhar de perto com organizações de integração na região latinoamericana, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos [CELAC], a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América [ALBA], o Mercado Comum do Sul [MERCOSUL]", afirmou Putin na Conferência Parlamentar Internacional Rússia—América Latina, conforme relata a agência Sputnik.

Putin também disse que os países latinoamericanos têm o desejo de "seguir uma política externa soberana e independente" e terão um papel de liderança na política global. "Nossa atitude amistosa em relação aos países da região se reflete no fato de que estamos sempre prontos para ajudar os latino-americanos", disse Putin, acrescentando que Moscou está pronta para prestar assistência em situações de emergência e no combate ao crime.

Em relação ao BRICS, Putin afirmou que não é uma aliança militar, mas sim uma plataforma para o desenvolvimento de posições baseadas na soberania e no respeito mútuo. “O BRICS é uma dessas organizações, não é algum tipo de aliança militar, é simplesmente uma plataforma para coordenar posições e desenvolver soluções mutuamente aceitáveis ​​baseadas na soberania, independência e respeito mútuo”, disse Putin. 

A Rússia apoia o desejo dos países latinoamericanos de aderirem aos BRICS como parceiros plenos e procurará estabelecer os laços do continente com a União Económica da Eurásia, acrescentou Putin.

"O Bilhão Dourado" - As relações de crédito modernas estão estruturadas de tal forma que servem apenas os interesses dos “biliões de ouro”, abusando da sua posição no mundo, disse o presidente russo em seu discurso.

“As modernas relações de crédito financeiro no mundo são construídas de tal forma que servem exclusivamente os interesses do chamado 'bilião de ouro'. Eles, este 'bilhão de ouro', mais precisamente, os líderes desses 'bilhões de ouro' de países, eles exploram quase todos os outros países do mundo. Eles abusam de sua posição tanto em termos de tecnologia, informação e finanças", disse Putin.

A estrutura das relações de crédito modernas precisa de ser alterada, acrescentou o presidente.