Putin propõe à França apresentar um pedido de adesão ao BRICS se esse 'for seu desejo'
Em junho, o presidente francês, Emmanuel Macron, solicitou permissão à África do Sul para participar da 15ª Cúpula do BRICS que aconteceu em agosto em Joanesburgo
Sputnik Brasil - Ao discursar em São Petersburgo, o líder declarou que "a Rússia não quer romper relações com ninguém; ela não 'fecha portas, nem janelas'" e que o BRICS "não é uma organização militar, mas sua formação permite construir entendimentos mútuos".
Nesta sexta-feira (17), durante o IX Fórum Cultural Internacional de São Petersburgo, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que caso Paris queira aderir ao BRICS, poderá enviar uma solicitação.
"Quanto à participação da França nos trabalhos do BRICS, por favor, se a França desejar, pode deixar um pedido, vamos estudá-lo. Ainda mais tendo em conta que a Rússia presidirá o BRICS no próximo ano, como já disse", afirmou o líder.
Em junho, o presidente francês, Emmanuel Macron, solicitou permissão à África do Sul para participar da 15ª Cúpula do BRICS que aconteceu em agosto em Joanesburgo. Na época, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, comentando o desejo de Macron de participar da cúpula, indicou que a presença francesa na reunião era inadequada uma vez que Paris segue uma política hostil em relação à Rússia.
