Putin: tentativas de criar mundo unipolar falharam

"Isso é inevitável, as tentativas de criar esse mundo unipolar não se afirmaram, nós já estamos vivendo em outra dimensão. Mas a Rússia sempre teve o ponto de vista de que devemos respeitar os interesses dos outros enquanto defendemos os nossos. É assim que vamos construir nossas relações com todos os nossos colegas", afirmou o presidente russo

Russian President Vladimir Putin attends a meeting with members of the Central Election Commission at the Kremlin in Moscow, Russia, September 23, 2016. Sputnik/Kremlin/Michael Klimentyev via REUTERS
Russian President Vladimir Putin attends a meeting with members of the Central Election Commission at the Kremlin in Moscow, Russia, September 23, 2016. Sputnik/Kremlin/Michael Klimentyev via REUTERS (Foto: Valter Lima)

Sputnik - Muitos parceiros da Rússia preferem se basear no direito internacional ao tomar uma decisão, por isso as tentativas para criar um mundo unipolar falharam, o equilíbrio está se restaurando, afirmou o presidente russo durante uma entrevista ao canal NTV.

"Isso é inevitável, as tentativas de criar esse mundo unipolar não se afirmaram, nós já estamos vivendo em outra dimensão. Mas a Rússia sempre teve o ponto de vista de que devemos respeitar os interesses dos outros enquanto defendemos os nossos. É assim que vamos construir nossas relações com todos os nossos colegas", disse Putin.

O presidente comentou por que o Ocidente muitas vezes ficou surdo perante a posição de Moscou sobre a resolução de conflitos militares como, por exemplo, durante o bombardeio pela OTAN da Jugoslávia em 1999 e a operação da Aliança na Bósnia e Herzegovina em 1995. "A resposta é muito simples: apenas as vozes que falam mais alto são ouvidas… A situação tem mudado e penso que já não é segredo para ninguém que muitos de nossos parceiros preferem recorrer ao direito internacional, porque o equilíbrio global está gradualmente se restaurando."

Além disso, o presidente russo acredita que o presidente eleito norte-americano Donald Trump é uma pessoa inteligente, por isso ele poderá assumir rapidamente outro nível de responsabilidade.

"Trump era comerciante e empresário. Hoje ele já é um estadista, o líder dos Estados Unidos, um dos países mais importantes, uma das maiores economias, uma grande potência militar. Como ele conseguiu alcançar o sucesso nos negócios, isso mostra que ele é uma pessoa inteligente. E se é inteligente, ele vai assumir rapidamente outro nível da responsabilidade. Nós acreditamos que ele vai atuar se baseando nessas posições", afirmou Vladimir Putin.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247