CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Questão migratória provoca crise diplomática entre Itália e França

A França convocou seu embaixador na Itália para protestar contra os comentários do vice-primeiro-ministro italiano Luigi Di Maio, que acusou Paris de continuar colonizando a África e levar as pessoas a migrarem do continente, disse uma fonte do governo à AFP

Questão migratória provoca crise diplomática entre Itália e França
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Sputnik - A França convocou seu embaixador na Itália para protestar contra os comentários do vice-primeiro-ministro italiano Luigi Di Maio, que acusou Paris de continuar colonizando a África e levar as pessoas a migrarem do continente, disse uma fonte do governo à AFP.

O embaixador foi convocado nesta segunda-feira (21) após os comentários "inaceitáveis ​​e infundados" de Di Maio, disse à AFP uma fonte do gabinete da ministra francesa para a Europa, Natalie Loiseau, sob condição de anonimato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Di Maio fez uma série de observações incendiárias enquanto visitava a região de Abruzzo, no centro da Itália. Foi o mais recente episódio de sérias tensões entre os governos de Itália e França.

"A União Europeia deve punir a França e todos os países como a França, que empobrecem a África e fazem com que essas pessoas partam, porque os africanos deveriam estar na África, não no fundo do Mediterrâneo", disse Di Maio. "Se as pessoas estão indo embora hoje, é porque os países europeus, a França acima de tudo, nunca pararam de colonizar dezenas de países africanos", acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Di Maio disse ainda que "a França é um desses países que, porque imprime a moeda de 14 países africanos, dificulta o desenvolvimento e contribui para a saída de refugiados". E arrematou: "Se a Europa quiser ser corajosa, deve ter a coragem de enfrentar a questão da descolonização na África."

A Organização Internacional para as Migrações disse neste fim de semana que mais de 100 pessoas estão desaparecidas depois que um barco que transportava migrantes virou na costa da Líbia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A marinha italiana levou três sobreviventes à ilha mediterrânea de Lampedusa.

A Itália fechou seus portos para barcos que trabalham no resgate de refugiados que naufragam no Mediterrâneo e defende uma postura linha-dura contra a imigração.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de fazer comentários criticando o governo italiano e sua abordagem à imigração no ano passado, Macron e o governo francês, desde então, evitaram entrar em disputas com Roma.

Mas as relações entre os dois países, geralmente próximos, se deterioraram desde que a coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e a Liga conseguiram eleger um governo de direita, em junho do ano passado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Di Maio e o vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, do partido Liga, recentemente apoiaram os "coletes amarelos" que protestam contra o governo de Macron desde novembro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO