CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Rebeldes marcam batalha final na Líbia

Conselho Nacional de Transio assume o controle do porto de Syrte, cidade natal de Kadafi, e prev tomada da ltima fortaleza das tropas fiis ao ditador lbio at quarta-feira

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma das duas últimas fortalezas de Muammar Kadafi está prestes a cair. Ao tomarem o controle do porto de Syrte, a 350 quilômetros a sudeste de Trípoli, as tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) deram um duro golpe nos últimos fiéis do antigo líder líbio. Os rebeldes conseguiram entrar na cidade natal de Kadafi com o apoio aéreo da Otan, mas ainda não chegaram ao centro. Os dois lados se preparam para um confronto nas ruas.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha se diz preocupado com a situação dos 70 mil habitantes de Syrte, que já estão sem luz e água. Quase não há comida. Testemunhas que conseguiram fugir da cidade dizem que as tropas leais ao ex-ditador estão usando civis como escudo. Segundo a ONU, ao menos 2 mil pessoas escaparam do cerco montado por Kadafi.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acredita-se que o ex-líder líbio, foragido desde a queda de Trípoli no final de agosto, esteja escondido em sua cidade natal ou em Bani Walid, localizada nas montanhas ao sul da capital. Bani Walid, um vasto oásis onde vivem 100 mil pessoas, está cercada pelos rebeldes. Quase 24 mil civis fugiram da cidade, vítima de intensos combates e de uma forte crise humanitária. A tomada final da região está prevista até quarta-feira, advertiu o CNT. "Nós enfrentamos uma forte resistência, razão pela qual usamos artilharia pesada ", disse o comandante Mohamed al-Seddiq que lidera as tropas do CNT.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO