HOME > Mundo

Rei do silicone é procurado pela Interpol

Jean-Claude Mas, criador das prteses defeituosas usadas por 25 mil brasileiras, se esconde na Costa Rica

Rei do silicone é procurado pela Interpol (Foto: Shutterstock)
Editoria avatar
Conteúdo postado por:

247 – Jean-Claude Mas. Durante muitos anos, este cidadão francês foi o principal nome da mastologia no mundo depois de ter criado a empresa PIP – Poly Implant Prothèse, especializada na fabricação de próteses de silicone mamárias. Agora, com a descoberta de que suas próteses são defeituosas e causam sérios riscos à saúde das mulheres, Mas é um foragido, procurado pela Interpol. Consta que ele estaria vivendo escondido na Costa Rica.

Na França, as próteses PIP são usadas por 30 mil mulheres, quase o mesmo número do que no Brasil – aqui, são 25 mil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com os ministérios da Saúde daqui e de lá, há risco de ruptura e recomenda-se a extração imediata das próteses PIP, para evitar o desenvolvimento de um câncer de mama.

Aos 72 anos, Mas é acusado de atentar contra a vida das pacientes e recebeu o alerta máximo da Interpol, na cor vermelha. Na Espanha, o governo também emitiu uma recomendação para a retirada urgente das próteses.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...