Reino Unido pode ter eleição geral se Parlamento bloquear plano de Boris Johnson para Brexit

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson convocará eleição no dia 14 de outubro se os parlamentares bloquearem a opção de deixar a União Europeia sem um acordo, disse uma fonte do governo nesta segunda-feira (2)

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. (Foto: REUTERS / Dylan Martinez)

Sputnik Brasil - O primeiro-ministro britânico Boris Johnson convocará uma eleição no dia 14 de outubro se os parlamentares bloquearem a opção de deixar a União Europeia sem um acordo, disse uma fonte do governo nesta segunda-feira (2).

O Parlamento britânico deve votar nesta terça-feira (3) um projeto que daria aos membros da Casa que são contrários aos planos de Johnson para o Brexit o controle da agenda parlamentar. Eles tentariam aprovar uma legislação para forçar o premiê britânico a pedir um novo adiamento da saída da União Europeia.

Se esse grupo conseguir derrotar o governo, uma fonte ouvida pela agência de notícias Reuters disse que Johnson daria o primeiro passo para convocar uma eleição ao apresentar uma moção ao Parlamento solicitando o pleito. 

"Os membros do Parlamento enfrentarão uma escolha muito simples amanhã quando votarem. Se eles votarem para dar a Boris Johnson a chance de fazer as negociações... essa seria a melhor chance para a Grã-Bretanha fazer um acordo", disse a fonte. "Mas, se eles votarem amanhã para atrapalhar o processo de negociação, para não dar à Grã-Bretanha a capacidade de negociar um acordo, também terão que refletir sobre o que virá a seguir".

A moção que busca a eleição geral deverá ser votada na quarta-feira e exigiria a aprovação de uma maioria de dois terços na Câmara dos Comuns, com 650 cadeiras. Se aprovada, a eleição provavelmente será em 14 de outubro, disse a fonte.

A fonte também disse que, embora Johnson não queira uma eleição, os parlamentares devem estar cientes de que seria uma consequência de sua decisão de votar contra o governo na terça-feira.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247