Restrições a viagens a Cuba podem voltar
Por 36 votos a 6, Comit dos Estados Unidos pede de volta sanes impostas por George W. Bush ao Pas de Fidel Castro
247 com agências internacionais - As restrições a viagens a Cuba, impostas pelo então presidente americano George W. Bush, podem ser restabelecidas. O Comitê de Relações Exteriores da Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou ontem uma emenda que, se virar lei, trará de volta as medidas em vigor antes de 19 de janeiro de 2009, quando foram flexibilizadas pelo presidente Barack Obama.
Segundo a lei de Bush, os cubano-americanos só podiam visitar familiares próximos em Cuba uma vez a cada três anos e tinham de observar o limite de dinheiro em remessas que podiam enviar à ilha. Mas desde a entrada de Obama no governo, essas medidas foram amenizadas, assim como as viagens a Cuba para grupos culturais, religiosos e acadêmicos, como parte de seus esforços para pressionar por uma abertura democrática na ilha. A lei federal, no entanto, manteve as restrições de viagem para a maioria dos americanos.
No debate sobre a questão, os republicanos argumentaram que os Estados Unidos não devem premiar o regime castrista e que suavizar as restrições de viagens não sortirá o efeito desejado de provocar uma mudança democrática na ilha.
A iniciativa tem que ser votada no plenário da Câmara e depois deve ser harmonizada com a que sair do Senado. O texto definitivo seria votado em ambas as câmaras do Congresso.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: