Romney supera Obama em pesquisa eleitoral

Pesquisa Reuters/Ipsos desta quarta-feira mostra liderança do republicano sobre o presidente democrata por 45% a 44% entre os eleitores propensos a votar

www.brasil247.com - Romney supera Obama em pesquisa eleitoral
Romney supera Obama em pesquisa eleitoral (Foto: REUTERS/Jim Bourg)


WASHINGTON, 10 Out (Reuters) - Pela primeira vez em mais de um mês, o republicano Mitt Romney aparece numericamente à frente do democrata Barack Obama na pesquisa Reuters/Ipsos desta quarta-feira, por 45 x 44 por cento entre os eleitores propensos a votar.

A pouco menos de quatro semanas da eleição de 6 de novembro, Romney se beneficia do bom desempenho no debate da semana passada contra Obama, e eliminou a vantagem que o presidente havia construído depois da Convenção Nacional Democrata, no começo de setembro.

Na pesquisa da terça-feira, os dois candidatos já apareciam empatados, em 45 por cento.

"Sempre sentimos que essa seria uma eleição muito apertada, e os números agora refletem isso. Eles estão cabeça a cabeça, que é onde estavam antes de ambas as convenções", disse Julia Clark, especialista em pesquisa do Ipsos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"É aí que eles vão permanecer, com algum movimento, é claro, até chegarmos ao dia da eleição."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os eleitores registrados (mas que não necessariamente pretendem votar), Romney se tornou mais bem avaliado que Obama em várias questões econômicas desde o debate.

"Romney fez avanços significativos em termos da sua percepção junto aos eleitores", disse Clark. "Ele realmente alcançou Obama em algumas questões importantes. O debate talvez tenha sido o gatilho, e a cobertura positiva que Romney obteve com o debate ... também é parte da explicação para isso."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria dos entrevistados considera que Romney está mais preparado que Obama para lidar com a economia, para enfrentar o desemprego e para reduzir o déficit público.

Mas Obama ainda é visto de forma mais positiva que o adversário em questões de saúde, previdência, posição quanto ao casamento homossexual e luta contra o terrorismo.

Em questões tributárias, Obama ainda tem ligeira vantagem sobre Romney, mas o apoio ao presidente caiu quase 7 pontos percentuais nesse quesito, enquanto a avaliação positiva para Romney subiu 4 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa foi feita pela Internet, entre os dias 6 e 10 de outubro. Entre os 1.199 eleitores registrados que foram consultados, o intervalo de credibilidade é de 3,3 pontos percentuais; entre os 1.027 prováveis eleitores, é de 3,5 pontos.

(Reportagem de Deborah Charles)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email