CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Romney supera Obama em pesquisa eleitoral

Pesquisa Reuters/Ipsos desta quarta-feira mostra liderança do republicano sobre o presidente democrata por 45% a 44% entre os eleitores propensos a votar

Romney supera Obama em pesquisa eleitoral (Foto: REUTERS/Jim Bourg)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

WASHINGTON, 10 Out (Reuters) - Pela primeira vez em mais de um mês, o republicano Mitt Romney aparece numericamente à frente do democrata Barack Obama na pesquisa Reuters/Ipsos desta quarta-feira, por 45 x 44 por cento entre os eleitores propensos a votar.

A pouco menos de quatro semanas da eleição de 6 de novembro, Romney se beneficia do bom desempenho no debate da semana passada contra Obama, e eliminou a vantagem que o presidente havia construído depois da Convenção Nacional Democrata, no começo de setembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na pesquisa da terça-feira, os dois candidatos já apareciam empatados, em 45 por cento.

"Sempre sentimos que essa seria uma eleição muito apertada, e os números agora refletem isso. Eles estão cabeça a cabeça, que é onde estavam antes de ambas as convenções", disse Julia Clark, especialista em pesquisa do Ipsos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"É aí que eles vão permanecer, com algum movimento, é claro, até chegarmos ao dia da eleição."

Entre os eleitores registrados (mas que não necessariamente pretendem votar), Romney se tornou mais bem avaliado que Obama em várias questões econômicas desde o debate.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Romney fez avanços significativos em termos da sua percepção junto aos eleitores", disse Clark. "Ele realmente alcançou Obama em algumas questões importantes. O debate talvez tenha sido o gatilho, e a cobertura positiva que Romney obteve com o debate ... também é parte da explicação para isso."

A maioria dos entrevistados considera que Romney está mais preparado que Obama para lidar com a economia, para enfrentar o desemprego e para reduzir o déficit público.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas Obama ainda é visto de forma mais positiva que o adversário em questões de saúde, previdência, posição quanto ao casamento homossexual e luta contra o terrorismo.

Em questões tributárias, Obama ainda tem ligeira vantagem sobre Romney, mas o apoio ao presidente caiu quase 7 pontos percentuais nesse quesito, enquanto a avaliação positiva para Romney subiu 4 pontos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pesquisa foi feita pela Internet, entre os dias 6 e 10 de outubro. Entre os 1.199 eleitores registrados que foram consultados, o intervalo de credibilidade é de 3,3 pontos percentuais; entre os 1.027 prováveis eleitores, é de 3,5 pontos.

(Reportagem de Deborah Charles)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO