Romney vence mais uma e se recupera na disputa republicana

Ex-governador de Massachusetts consolida vantagem nas prvias que definiro o rival de Barack Obama em 2012

Romney vence mais uma e se recupera na disputa republicana
Romney vence mais uma e se recupera na disputa republicana (Foto: Jim Bourg/REUTERS)

Os republicanos do Maine deram ontem uma preciosa vitória a Mitt Romney, o pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido, que retornou à região de New England para se recuperar de três embaraçosas derrotas no início da semana passada. 

Romney, que foi governador de Massachusetts, obteve apoio de 39% no caucus (eleição primária) do Maine, enquanto o republicano Ron Paul veio em segundo, após obter apoio de 36% dos votantes. O ex-senador da Pensilvânia, Rick Santorum, e o ex-líder da Câmara, Newt Gingrich, obtiveram 18% e 6% dos votos, respectivamente, após não terem realizado campanha no Estado.

Embora o resultado tenha evitado mais embaraços a Romney, o porcentual de votos foi inferior ao obtido em 2008, quando atraiu 52% dos votos. Já o pré-candidato Paul teve resultado melhor do que há quatro anos, quando obteve 18% dos votos.

A vitória de Romney aconteceu por uma margem de menos de 200 votos, observou seu concorrente Paul. A votação em Maine não é obrigatória e os resultados não implicam alocação direta de delegados na Convenção Nacional Republicana. Mesmo assim, a vitória de Romney foi simbolicamente importante para o pré-candidato após ter perdido no Colorado, Missouri e Minnesota para Santorum. As informações são da Dow Jones.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247