Romney vence no Estado mais importante dos EUA

Com uma diferena de 1% sobre Rick Santorum, ex-governador leva prvias em Ohio. Ele tambm conquistou a liderana em Massachusetts, Vermont, Virginia, Idaho e Alasca

Romney vence no Estado mais importante dos EUA
Romney vence no Estado mais importante dos EUA (Foto: Brian Snyder/REUTERS)

247 – Na chamada ‘Superterça’, batalha mais importante das prévias republicanas americanas, o ex-governador Mitt Romney conquistou em Ohio sua quinta e mais importante vitória. O candidato somou 23 delegados ao total de 298 já acumulados em outros Estados. Santorum terá 17 delegados.

Considerado um estado-chave, Ohio é um reduto político que não pertence a ninguém, historicamente um estado de indecisos ou "swing state", que em cada eleição muda de cor política.

A vitória foi apertada e disputada voto a voto até o último momento. Com 99% dos votos apurados, o ex-governador liderava, com 38% dos votos, enquanto o ex-senador conseguia 37%, uma diferença de apenas 12 mil votos. O resultado foi apontado pelos jornais "Wall Street Journal", "Washington Post" e "New York Times" como definitivo a favor de Romney.

Romney venceu em cinco Estados -- Massachusetts, Vermont, Virginia, Idaho e Ohio --, enquanto o ex-senador Rick Santorum ganhou em três -- Dakota do Norte, Oklahoma e Tennessee. O ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich, conquistou as indicações dos delegados da Georgia, seu Estado natal.

O pré-candidato republicano Mitt Romney também venceu o caucus de seu partido no Estado do Alasca, dentro desta Superterça, com cerca de 4 pontos porcentuais de vantagem sobre seu principal oponente o ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum.

Romney teve um bom desempenho na Superterça, conquistando o Estado mais importante e o maior número de delegados. Mas a disputa foi acirrada e Santorum também avançou, o que significa que a principal noite dos republicanos não teve um grande vencedor. Barack Obama se beneficia disso porque, por enquanto, nada está decidido do lado da oposição. Sobra mais tempo para a imagem de Obama aparecer sozinha na corrida pela reeleição.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247