Rouhani toma posse como presidente do Irã

O início da presidência de Rouhani põe fim a oito anos de Ahmadinejad no cargo durante o qual o Irã ficou mais isolado e recebeu amplas sanções da Nações Unidas, dos Estados Unidos e da União Europeia por seu programa nuclear

www.brasil247.com - Rouhani toma posse como presidente do Irã
Rouhani toma posse como presidente do Irã (Foto: FARS NEWS)


DUBAI, 3 Ago (Reuters) - Hassan Rouhani tomou posse como presidente do Irã, no sábado, sucedendo Mahmoud Ahmadinejad, depois de ter sido endossado pelo líder supremo aiatolá Ali Khamenei, disse a TV estatal.

Khamenei beijou Rouhani no rosto e o novo presidente beijou o líder religioso na lapela.

Rouhani, um clérigo relativamente moderado que venceu a eleição em junho, fará seu juramento de posse em uma cerimônia no Parlamento iraniano no domingo.

A vitória eleitoral retumbante do Rouhani em junho aumentou as esperanças de uma solução negociada para a disputa sobre o programa nuclear iraniano, que poderia evitar uma possível nova guerra no Oriente Médio.

O início da presidência de Rouhani põe fim a oito anos de Ahmadinejad no cargo durante o qual o Irã ficou mais isolado e recebeu amplas sanções da Nações Unidas, dos Estados Unidos e da União Europeia por seu programa nuclear, colocando uma enorme pressão sobre a economia.

(Por Yeganheh Torbati e Marcus George)

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email