"Rublo dourado": Rússia deveria adotar criptomoeda lastreada em ouro, sugerem analistas
Um stablecoin lastreado em ouro tornaria o rublo imune a sanções, dizem analistas da corporação de desenvolvimento VEB.RF

RT - A Rússia precisa de um novo mecanismo para que os acordos internacionais possam operar sob sanções ocidentais, diz um relatório da corporação de desenvolvimento do país, a VEB.RF.
Segundo o relatório, a introdução de sanções financeiras contra a Rússia, que, apesar das medidas estatais, resulta em perdas econômicas para o país, também indica que uma transição para um sistema financeiro e monetário nacional completamente diferente está em ordem.
Os analistas do VEB.RF sugerem que a Rússia deve criar um stablecoin lastreado em ouro sob o nome "rublo dourado". De acordo com a pesquisa, os países ocidentais não terão oportunidade de bloquear as operações realizadas em tal moeda, pois sua taxa de câmbio será atrelada à taxa do ouro no mercado mundial, não ao dólar, ao euro ou, nesse caso, o próprio rublo fiduciário. O lastro em ouro garantiria a imunidade da moeda a sanções, e o ‘rublo dourado’ poderia ser usado livremente em transações externas, incluindo aquelas entre países terceiros sem a participação da Rússia.
Os analistas também propuseram o lançamento de um mecanismo para trabalhar com criptomoedas para empresas sancionadas em exchanges de criptomoedas em estados amigos, ou a criação de uma exchange nacional de criptomoedas para facilitar o comércio de 'rublo dourado'.
O VEB.RF sugere que o Banco da Rússia desenvolva um sistema de acordos internacionais com países amigos em suas moedas digitais nacionais com base em tecnologias de contabilidade distribuída e introduza um sistema de hedge para eliminar riscos cambiais.
Além de mergulhar no mundo da moeda digital, analistas dizem que o novo sistema financeiro da Rússia pode incorporar o uso em larga escala de esquemas de troca e novas zonas offshore, especialmente com a China. Mais adiante, eles sugerem a criação de uma unidade blockchain dentro da estrutura do BRICS, que espelharia o sistema especial de direitos de saque do FMI, ainda que em formato digital.
O relatório VEB.RF também chama a atenção para o sistema de pagamento MIR da Rússia (um análogo de Visa e Mastercard) e mecanismo de mensagens interbancárias SPFS do tipo SWIFT, e sugere que eles devem ser expandidos para fora da Rússia, pelo menos dentro do bloco da CEI e da China.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEO conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247