CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Rússia acusa Ucrânia de preparar provocações em grande escala na usina nuclear em Zaporizhia

O alerta é do Ministério da Defesa da Rússia

Militar russo vigia usina nuclear de Zaporizhia (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional da Rússia, coronel-general Mikhail Mizintsev, alertou nesta segunda-feira (15) para um plano conduzido pela Ucrânia de provocações em larga escala nos arredores da usina nuclear de Zaporizhia.

A usina nuclear de Zaporizhia, localizada em região sob controle do Exército russo, tem sido alvo de diversos ataques promovidos por Kiev e tem deixado a comunidade internacional em alerta. Segundo Mizintsev, as Forças Armadas da Ucrânia planejam um ataque massivo nos arredores como forma de provocação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O comando das Forças Armadas da Ucrânia está preparando provocações em larga escala na área da central nuclear de Zaporizhia. Para implementá-las, um regimento separado de tropas de proteção contra radiação, química e biológica [RCB, em inglês], com mais de 1000 soldados, equipados com equipamentos especiais de proteção para operações em condições de contaminação radioativa, bem como com meios técnicos de reconhecimento e controle de RCB, chegou à cidade de Nikopol, região de Dnipropetrovsk", disse o coronel.

A autoridade da Defesa disse que essas provocações podem representar uma ameaça real à segurança nuclear não apenas na Ucrânia, mas também na Europa. Segundo ele, o regime de Kiev e o Ocidente, já se preparam para culpar os militares russos pelas possíveis consequências.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pretende enviar uma missão para acompanhar a situação da usina nos próximos dias.

Novos bombardeios nos arredores das instalações da usina foram registrados nesta segunda-feira. As autoridades da cidade de Energodar disseram que foram conduzidos 25 ataques contra a cidade e a usina nuclear usando armas pesadas fornecidas pelos EUA, no caso – obuseiros M777.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A usina nuclear de Zaporizhia está localizada na margem esquerda do rio Dniepre, perto da cidade de Energodar. Com seis unidades, é a maior e a mais poderosa usina nuclear da Europa. Desde março que ela está sob a proteção dos militares russos para prevenir o vazamento de material radioativo, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Desde o início de agosto que as tropas ucranianas intensificaram o bombardeio da usina nuclear. Segundo Vladimir Rogov, membro do Conselho Principal da Administração Cívico-Militar da Região de Zaporizhia, os militares da 44ª Brigada de Artilharia das Forças Armadas ucranianas têm usado mísseis guiados e projéteis de fabricação ocidental durante os ataques.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os ataques já danificaram a linha de alta tensão da subestação de Kakhovskaya, e o pessoal teve que reduzir a capacidade de duas unidades de energia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO