Rússia apela ao Azerbaijão e à Armênia para que cumpram acordos trilaterais sobre Nagorno-Karabakh
Ministério russo insta os lados a retornarem aos compromissos assumidos
TASS - O governo de Moscou está exortando as partes envolvidas a cumprirem os acordos trilaterais entre Rússia, Azerbaijão e Armênia sobre Nagorno-Karabakh, conforme comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo. "O mais importante agora é retornar imediatamente ao cumprimento dos acordos trilaterais assinados no mais alto nível entre 2020 e 2022, que detalham todas as medidas para uma solução pacífica da questão de Nagorno-Karabakh", afirmou o ministério em seu comunicado, instando também as partes "a cessar as hostilidades armadas e fazer todo o possível para proteger a população de Nagorno-Karabakh e defender seus interesses". "Devido à rápida escalada das hostilidades armadas em Nagorno-Karabakh, instamos veementemente as partes em conflito a interromperem imediatamente o derramamento de sangue, cessarem as hostilidades e evitar vítimas entre a população civil", declarou o ministério. "Atualmente, a força de paz russa está prestando assistência à população civil [de Nagorno-Karabakh], incluindo o fornecimento de ajuda médica, e está lidando com questões de evacuação", completou o ministério.
Em 19 de setembro, as tensões se inflamaram novamente em Nagorno-Karabakh. Baku anunciou o início do que descreveu como "medidas antiterroristas locais" e exigiu a retirada das tropas armênias da região. Ierevan, por sua vez, afirmou que não havia forças armênias em Karabakh, classificando o que estava acontecendo como "um ato de agressão em grande escala".
Os residentes da capital armênia foram às ruas para protestar em frente ao prédio do governo armênio, culpando a liderança do país e o primeiro-ministro Nikol Pashinyan pela situação.
