HOME > Mundo

Rússia ataca Kiev pela primeira vez em semanas, enquanto prossegue a batalha pelo controle do leste da Ucrânia

Desde o final de abril a Rússia não atacava a capital, por estar concentrada na tentativa de conquistar o leste da Ucrânia

Rússia ataca Kiev pela primeira vez em semanas, enquanto prossegue a batalha pelo controle do leste da Ucrânia (Foto: Reuters)

247 - A Rússia atacou a capital da Ucrânia, Kiev, com mísseis na manhã deste domingo (5), pela primeira vez em mais de um mês, informa a Reuters. Enquanto isso, prosseguem duras batalhas no leste da Ucrânia

De acordo com Moscou, o ataque atingiu uma oficina que abrigava tanques enviados da Europa Oriental.

A Ucrânia disse que a Rússia realizou o ataque usando mísseis lançados do ar de longo alcance disparados de bombardeiros pesados ​- uma arma muito mais valiosa do que os tanques que a Rússia afirmou ter atingido.

"O Kremlin recorre a novos ataques insidiosos. Os ataques de mísseis de hoje em Kiev têm apenas um objetivo - matar o maior número possível", escreveu o assessor presidencial ucraniano Mikhailo Podolyak em um tuíte. 

A operadora de energia nuclear da Ucrânia disse que um míssil de cruzeiro russo voou "criticamente baixo" sobre a segunda maior usina nuclear do país. 

O bombardeio russo foi o primeiro grande ataque em Kiev desde o final de abril. Nas últimas semanas, a Rússia concentrou sua ofensiva principalmente nas linhas de frente no leste e no sul, embora Moscou ocasionalmente ataque outros lugares na campanha para destruir a infraestrutura militar da Ucrânia e bloquear remessas de armas ocidentais.