HOME > Mundo

Rússia buscará novos parceiros se petroleiras ocidentais deixarem o país

Moscou irá buscar novos parceiros em países que não impuseram sanções contra os russos caso as companhias de gás e petróleo do Ocidente abandonem projetos na Rússia, disse o ministro de Energia, Alexander Novak, neste sábado, segundo a agência de notícias RIA

epa04260750 Russian Energy Minister Alexander Novak attends a news conference in Moscow, Russia, 16 June 2014. Gazprom imposed the pre-payment deadline for Naftogaz of Ukraine on 16 June due to persistent non-payments by Naftogaz of Ukraine, according to (Foto: Leonardo Attuch)
Leonardo Attuch avatar
Conteúdo postado por:

MOSCOU (Reuters) - Moscou irá buscar novos parceiros em países que não impuseram sanções contra os russos caso as companhias de gás e petróleo do Ocidente abandonem projetos na Rússia, disse o ministro de Energia, Alexander Novak, neste sábado, segundo a agência de notícias RIA.

As sanções sobre o papel russo na crise da Ucrânia têm tido como alvo a entrega de tecnologia para o petróleo, bens e serviços, visando tornar mais difícil para Moscou o acesso a novas fontes de petróleo.

"Caso as companhias (ocidentais) decidam por elas mesmas não fazer parte da organização dos projetos de investimento no longo prazo, nós vamos convidar investidores de países que não impuseram sanções contra nós e nossas companhias de gás e petróleo", disse Novak, em resposta a uma pergunta feita em encontro com estudantes.

A Rússia, maior exportador de energia do mundo, depende de exportações de gás e petróleo para cerca de metade de seu orçamento federal. As sanções afetam sua exploração offshore no Ártico e o desenvolvimento de reservas de petróleo difíceis de recuperar.

A empresa norte-americana Exxon Mobil teve que suspender trabalhos na exploração offshore no Ártico com a produtora de petróleo russa Rosneft e a Royal Dutch Shell suspendeu o desenvolvimento de petróleo de difícil recuperação na formação Bazhenov com a Gazprom Neft.

A Rosneft concordou em aprofundar a cooperação com a China National Petroleum Corporation, incluindo projetos de gás natural e possíveis ofertas de gás natural para a China.

(Reportagem de Polina Devitt)

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...