HOME > Mundo

Rússia confirma intenção de discutir moeda dos BRICS na cúpula de agosto

A proposta da moeda dos BRICS é vista como um potencial desafio ao domínio do dólar americano sobre a economia mundial

Bandeiras dos países do Brics (Foto: Telesul)

247 - O Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou, segundo o veículo Going Underground, do jornalista Afshin Rattansi, que a moeda proposta pelo bloco econômico BRICS, uma união composta por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, será tema de discussão durante a próxima Cúpula marcada para agosto deste ano. A proposta da moeda dos BRICS é vista como um potencial desafio ao domínio do dólar americano sobre a economia mundial, uma vez que será lastreada em ouro e apoiada pelos recursos naturais dos países membros, ao contrário do dólar, que é "respaldado apenas pelo declínio do domínio militar", diz o portal.

A iniciativa vem sendo discutida há algum tempo, e até 41 países demonstraram abertura para adotar a moeda dos BRICS. Caso o projeto se concretize, a nova moeda representaria um sério desafio ao papel preponderante do dólar americano como a principal moeda de reserva global. Com a potencial adesão de um número significativo de países, a economia mundial poderia presenciar uma redistribuição do poder financeiro, com impactos significativos nas relações econômicas internacionais.

Além do lastro em ouro, relatórios anteriores também sugerem que a moeda dos BRICS poderia ser apoiada pela riqueza de recursos naturais dos estados membros, incluindo metais de terras raras. Esse aspecto adicionaria uma camada adicional de solidez à moeda.

Por outro lado, o embaixador geral da África do Sul para os Brics e a Ásia, Anil Sooklal, disse nesta quarta-feira (19) que “nunca se falou em uma moeda dos Brics" e que "isso não está na agenda” da cúpula agendada para agosto. “O que dissemos e continuamos a aprofundar é o comércio em moedas locais e a liquidação em moedas locais".