HOME > Mundo

Rússia culpa Ucrânia por ataque terrorista com drones em Moscou

Não houve "danos graves ou vítimas"

Rússia culpa Ucrânia por ataque terrorista com drones em Moscou (Foto: Reuters)

24 de julho (Reuters) – O Ministério da Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de um ataque "terrorista" com drones em Moscou na segunda-feira, depois que o prefeito da cidade disse que dois prédios foram atingidos e a mídia relatou que destroços foram encontrados não muito longe dos prédios do ministério da defesa.

O ministério da defesa disse em seu aplicativo de mensagens Telegram que dois drones "foram suprimidos e caíram".

O prefeito Sergei Sobyanin disse em seu aplicativo de mensagens Telegram que dois prédios não residenciais foram atingidos por volta das 4h (01h00 GMT), acrescentando que não houve "danos graves ou vítimas".

Não ficou claro se os drones atingiram os prédios quando foram derrubados ou se eles visaram deliberadamente os prédios.

Nem o ministério da defesa nem o prefeito disseram onde os drones foram interceptados.

As agências de notícias estatais da Rússia relataram, citando os serviços de emergência, que fragmentos de drone foram encontrados perto de um prédio na Avenida Komsomolsky, que atravessa o centro de Moscou. O local fica a cerca de 2 quilômetros (1,2 milhas) dos prédios do ministério da defesa.

O tráfego foi fechado na Avenida Komsomolsky, bem como na Avenida Likhachev, no sul de Moscou, onde um prédio de escritórios de grande altura foi danificado, relataram as agências de notícias russas.

"Eu estava dormindo e fui acordada por uma explosão, tudo começou a tremer", disse Polina, uma jovem que mora perto do prédio de grande altura na Avenida Likhachev.

O canal de televisão do Ministério da Defesa da Rússia, Zvezda, publicou um vídeo curto em seu canal Telegram mostrando um prédio de grande altura com janelas quebradas em seus andares superiores e estrutura danificada.

Outros canais russos do Telegram, com conexões com as forças de segurança da Rússia, publicaram vídeos de destroços de vidro e concreto naquilo que disseram ser a Avenida Komsomolsky.

O suposto ataque ocorre após quase uma semana de contínuos ataques da Rússia contra o porto sul da Ucrânia, Odessa, onde no domingo, mísseis mataram uma pessoa, feriram dezenas de pessoas e danificaram gravemente uma catedral ortodoxa histórica.

Não houve comentários imediatos de Kiev. A Ucrânia quase nunca reivindica publicamente a responsabilidade por ataques dentro da Rússia ou em território controlado pela Rússia na Ucrânia, mas tem dito nos últimos meses que destruir a infraestrutura militar russa ajuda a contraofensiva de Kiev.