CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Rússia diz que está conseguindo desmilitarizar Ucrânia e vai se concentrar na "libertação de Donbas"

A luta na região de Donbas começou após o golpe de Estado de 2014 e pode terminar agora

Tropas russas na Ucrânia (Foto: Sputnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Em um anúncio na sexta-feira (25) que parece indicar objetivos mais limitados, o Ministério da Defesa russo disse que uma primeira fase de sua operação foi praticamente concluída e agora se concentraria na região de Donbass, na fronteira com a Rússia, que tem enclaves separatistas pró-Moscou.

"O potencial de combate das Forças Armadas da Ucrânia foi consideravelmente reduzido, o que torna possível concentrar nossos esforços centrais em alcançar o objetivo principal, a libertação de Donbass", disse Sergei Rudskoi, chefe do Estado-Maior da Rússia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Forças separatistas apoiadas pela Rússia têm lutado contra as forças ucranianas em Donbas e na região adjacente de Lugansk desde 2014. Eles declararam independência com o apoio de Moscou , algo que ainda não foi reconhecido pelo Ocidente, pouco antes da invasão de 24 de fevereiro.

Reformular os objetivos da Rússia pode tornar mais fácil para o presidente Vladimir Putin reivindicar uma vitória. Moscou disse que os objetivos para o que denomina "operação especial" incluem desmilitarizar e "desnazificar" a Ucrânia. Autoridades ocidentais dizem que a invasão é injustificada e ilegal, visando derrubar o governo pró-Otan de Zelensky. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Semanas de negociações de paz intermitentes não conseguiram fazer progressos significativos. Em um discurso em vídeo na sexta-feira, Zelensky disse que a resistência de suas tropas desferiu "golpes poderosos" à Rússia. 

"Nossos defensores estão levando a liderança russa a uma ideia simples e lógica: devemos conversar, de forma significativa, urgente e justa", disse Zelensky.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO