HOME > Mundo

Rússia e Otan entram em fase mais crítica que Guerra Fria, afirma embaixador

Avaliação é de Konstantin Gavrilov, chefe da delegação russa nas conversas em Viena sobre segurança e controle de armas

Rússia e Otan entram em fase mais crítica que Guerra Fria, afirma embaixador (Foto: Reuters)

(Sputnik) - As relações entre Rússia e Otan hoje podem ser caracterizadas como "mais que uma Guerra Fria", disse Konstantin Gavrilov, chefe da delegação russa nas conversas em Viena sobre segurança e controle de armas, à Sputnik.

"No conceito estratégico da aliança, aprovado na cúpula em Madri em 2022, a Rússia é declarada a ameaça mais significativa e direta. A Otan planeja prosseguir com esta lógica agressiva e confrontadora pelo menos pelos próximos dez anos, conforme delineado neste documento. Aparentemente, agora o ideal de segurança europeia deles reside em fronteiras com arame farpado com o nosso país. Como resultado, as relações Rússia-Otan agora podem ser descritas como mais que uma Guerra Fria", afirmou Gavrilov.

O diplomata acrescentou que, se traçarmos paralelos com eras históricas, "basta lembrar como, durante a Guerra Fria, quase todas as declarações da Otan em nível ministerial e outros começavam com uma avaliação da probabilidade de um ataque em larga escala e repentino por parte da URSS e do Pacto de Varsóvia."