Rússia e Sérvia pretendem ampliar cooperação com Angola

Representantes discutirão cooperação interparlamentar e potencialidades de parcerias em diversas áreas de interesse

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, analisou, quarta-feira, em Luanda, com o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional (AN), Américo Cuononoca, uma eventual cooperação interparlamentar entre os dois países, o que vai estreitar ainda mais as relações bilaterais existentes, informa o Jornal de Angola.

Em declarações à imprensa, no final da audiência, Vladimir Tararov falou da vinda de delegações das Câmaras Alta e Baixa do Parlamento russo, por ocasião da realização da 147ª Assembleia-Geral da União-Interparlamentar (UIP), e que, depois, vão poder trocar impressões com Angola, para futura cooperação no domínio parlamentar.

continua após o anúncio

"Aguardamos três delegações e durante a sua permanência esperamos não só uma participação frutífera nesse evento internacional, mas, também, que sejam feitos contatos entre os grupos parlamentares, em que as comissões possam pormenorizar as vertentes da nossa cooperação no futuro”, adiantou, defendendo que os deputados podem influenciar o trabalho dos governos, do empresariado, pequenos ou grandes, o que se reflete também na vida dos povos.

No âmbito da realização da Assembleia-Geral da UIP, em Outubro deste ano, sob organização de Angola, Vladimir Tararov considerou o país forte e influente, com todas as possibilidades e infraestruturas para acolher um evento dessa dimensão.

continua após o anúncio

"Neste momento, vamos cooperar como parceiros iguais. Consideramos Angola um parceiro forte e influente. Por isso, trazemos para cá três delegações, uma da Câmara Alta do nosso Parlamento, isto é, do Conselho da Federação, e outra composta por chefes de diferentes comissões, a das Relações Exteriores, da Câmara Baixa”, garantiu. 

Servia quer explorar novas áreas

continua após o anúncio

A República da Sérvia tem interesse em participar no Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (Planagrão), com o conhecimento (know-how) das suas empresas e com novas tecnologias para aplicar no domínio da Agricultura em Angola, disse, ontem, o embaixador daquele país, Milos Perisic, à saída da audiência com o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca.

"A Sérvia acredita nas potencialidades de Angola, por isso queremos participar no programa Planagrão”, justificou.

continua após o anúncio

Milos Perisic disse ter ainda abordado com Américo Cuononoca, entre outros assuntos, o incremento da cooperação interparlamentar existente entre os dois países.

"Durante a visita ao nosso país, do antigo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, em 2020, por ocasião dos 45 anos das relações entre os dois países, assinamos um memorando de entendimento entre os dois Parlamentos. Agora, viemos falar com o primeiro vice-presidente para a conclusão do protocolo de cooperação, que vai aprofundar mais as relações, com trocas de visitas, experiências, apoio e assistência técnica”, frisou.

continua após o anúncio

Segundo Milos Perisic, no encontro, onde foram discutidos muitos assuntos, entre eles a continuação da cooperação interparlamentar, foi confirmada, também, a presença da Sérvia na Assembleia Geral da IUP.

"Temos cooperação nos domínios da Agricultura, Defesa e Economia e nos últimos anos aumentaram as trocas comerciais entre os dois países, com um investimento de 15 a 20 milhões de dólares na Zona Econômica Especial, por uma empresa da Sérvia, com a criação de uma fábrica de doces, que garante mais de 100 postos de trabalho para cidadãos angolanos”, observou.

continua após o anúncio

Sobre o valor ou volume de negócios entre os dois países, Milos Perisic referiu que os números ainda são pequenos, mas que houve um aumento de 7 milhões de dólares nas trocas comerciais nos primeiros seis meses deste ano, em comparação com 2019-2020.

Milos Perisic definiu como excelentes as relações com Angola, que vêm desde a luta pela Independência, sendo a Sérvia o primeiro país europeu a reconhecer a mesma. "Estivemos com Angola desde o início da luta pela Independência e até agora continuamos essa cooperação e apoio”, concluiu.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247