Rússia promete entregar aos EUA gravação entre Trump e Lavrov
Em declarações nesta quarta-feira 17, o presidente russo Vladimir Putin disse que seu país está pronto para entregar ao Senado dos Estados Unidos as gravações do encontro entre o presidente Donald Trump e o chanceler Sergei Lavrov; Trump foi acusado de vazar informações sensíveis para a Rússia
Da Agência Sputinik
O presidente russo Vladimir Putin reafirmou que a Rússia não interveio nem nunca vai intervir nos assuntos internos dos EUA.
"Quanto aos resultados da visita do ministro das Relações Exteriores Lavrov aos EUA e ao seu encontro com Trump: consideramo-los muito positivos. Esta foi a primeira visita, uma visita de retribuição do nosso ministro das Relações Exteriores após termos recebido o secretário de Estado Rex Tillerson em Moscou. É uma prática internacional habitual e natural", declarou Putin aos jornalistas.
Entretanto, Vladimir Putin reafirmou que a Rússia não interveio e não tem intenções de intervir nos assuntos internos dos EUA. No contexto do escândalo ligado à informação do Washington Post sobre os alegados segredos comunicados por Trump a Lavrov, o presidente russo afirmou que a Rússia está pronta para conceder a gravação do diálogo entre Putin e Trump ao Congresso e ao Senado.
O presidente russo Vladimir Putin acrescentou ter discutido com o primeiro-ministro da Itália Paolo Gentiloni as crises na Síria, Líbia, Ucrânia e Coreia do Norte, tendo sido sublinhada a importância dos esforços conjuntos na luta contra o terrorismo.
"Naturalmente, trocamos ideias sobre as questões regionais internacionais mais importantes, discutimos a crise na Síria, Líbia, Ucrânia e na Península Coreana. A Rússia e a Itália se manifestam a favor da união de reforços da comunidade internacional para fazer frente à ameaça principal da atualidade — o terrorismo internacional", acrescentou Putin na coletiva de imprensa após o encontro com o primeiro-ministro italiano.
Além disso, ele adiantou que os dois países acordaram em reforçar a coordenação referente à política externa.
O presidente russo afirmou que a Rússia conta com a participação da Itália na diversificação dos fornecimentos do gás russo para a Europa. Os países acordaram em desenvolver a interação no domínio do fornecimento de gás.
Por sua vez, o primeiro-ministro da Itália Paolo Gentiloni acrescentou que as empresas italianas sempre confiaram no mercado russo.
O presidente russo sublinhou também que as relações atuais entre a Rússia e a UE não podem ser classificadas como normais. Segundo ele, é preciso se abster de excessiva politização.
O presidente russo classificou os resultados das negociações com o homólogo italiano como eficientes e substanciais. Ele acrescentou que a Rússia e a Itália têm perspectivas de desenvolver a cooperação econômica e comercial apesar da queda no intercâmbio comercial entre os dois países.
O presidente russo Vladimir Putin reafirmou após o encontro com primeiro-ministro italiano que a Rússia está pronta para conceder a gravação da conversa entre Lavrov e Trump caso Washington o deseje.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: