CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Rússia rechaça acusações dos EUA sobre tratado de armas nucleares

A Rússia voltou a dizer na quarta-feira (19) que repudia as acusações dos Estados Unidos sobre uma suposta violação do Tratado de Armas Nucleares de médio e curto alcance (INF); em cinco anos de discussões sobre o cumprimento do INF, Washington foi incapaz de apresentar pelo menos uma prova confiável de sua suposta violação pela Rússia, declarou o vice-ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Riabkov

Rússia rechaça acusações dos EUA sobre tratado de armas nucleares
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Prensa Latina - A Rússia reiterou na quarta-feira (19) seu repúdio às acusações dos Estados Unidos sobre uma suposta violação do Tratado de Armas Nucleares de médio e curto alcance (INF).

Em cinco anos de discussões sobre o cumprimento do INF, Washington foi incapaz de apresentar pelo menos uma prova confiável de sua suposta violação pela Rússia, declarou o vice-ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Riabkov.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também não recebemos resposta alguma à iniciativa formulada por nosso ministro de Defesa, Serguei Shoigu, ao chefe do Pentágono, James Mattis, para uma análise desse assunto ao nível de especialistas militares, assinalou Riabkov.

A Rússia não fabricou nem testou mísseis que possam ser enquadrados nos parâmetros estabelecidos no INF, isto é, entre 500 e 5.500 quilômetros, e isso inclui o novo míssil alado russo 9M729, que possui um alcance de 480 quilômetros, explicou ao diário Kommersant.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, Washington assinala, sem prova alguma, que os referidos foguetes alados podem atingir uma distância maior, se for abastecido com o devido combustível, algo que Moscou considera totalmente absurdo.

A Rússia acusa os Estados Unidos de violarem o acordo assinado em 1987. Ontem, o presidente Vladimir Putin recordou que o Pentágono criou os sistemas Aegis, os quais, baseados em navios de combate podem lançar mísseis de médio alcance.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todavia, denunciou Putin, os Aegis em sua versão terrestre são estabelecidos na Romênia e Polônia com o anunciado propósito de ser parte do sistema de defesa antimíssil norte-americano na Europa, ainda que isso viole diretamente o estipulado no INF.

O Kremlin recusou o ultimato anunciado na semana passada pelo secretário norte-americano de Estado, Michael Pompeo, que dá 60 dias à Rússia para seu suposto regresso ao cumprimento do mencionado acordo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Rússia denunciou que em um primeiro momento a Casa Branca informou sobre sua saída unilateral do INF, mas agora procura justificar o abandono do acordo com a suposta violação desse tratado por parte da Rússia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO