HOME > Mundo

Rússia vai revelar dados sobre crianças ucranianas conduzidas para fora do país, diz embaixador nos EUA

Embaixador russo nos EUA confirma disposição para reunir famílias

Anatoly Antonov, embaixador da Rússia nos EUA (Foto: Sergei Bobylev/TASS)

TASS - A Rússia está pronta para divulgar os nomes de todas as crianças ucranianas evacuadas para a Rússia devido ao conflito na Ucrânia e devolvê-las às suas famílias a pedido dos pais ou responsáveis, afirmou Anatoly Antonov, embaixador russo nos Estados Unidos, em um artigo para a Newsweek. O artigo em russo foi fornecido pela embaixada russa nos Estados Unidos. "Estamos prontos para fornecer os nomes de todos os menores atualmente em território russo por sua própria segurança. Mantemos uma lista abrangente dessas crianças. Qualquer criança para a qual recebemos pedidos de seus representantes legais - pais ou responsáveis - será prontamente reunida com suas famílias. Não sequestramos ninguém; pelo contrário, resgatamos essas crianças", afirmou.

Antonov ressaltou que, durante sua coletiva de imprensa na sede da ONU em 23 de setembro, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, enfrentou um bombardeio de perguntas de repórteres ocidentais, que destacaram a questão das crianças ucranianas supostamente levadas à força para a Rússia. "Não temos nada a esconder a esse respeito", disse o embaixador. "Estamos abertos e preparados para um diálogo construtivo sobre essa questão urgente".

O embaixador russo destacou que a Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Crianças e Conflitos Armados, Virginia Gamba, visitou a Rússia em maio e passou vários dias realizando discussões detalhadas e reuniões, esclarecendo as questões de seu interesse. Todas as respostas foram dadas, inclusive durante suas conversas com a Comissária Presidencial russa para os Direitos da Criança, Maria Lvova-Belova.