CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Santorum vence prévia no Kansas e ainda sonha em enfrentar Obama

Prvia republicana, no entanto, ainda liderada pelo pr-candidato Mitt Romney, que tem mais delegados que todos os adversrios somados

Santorum vence prévia no Kansas e ainda sonha em enfrentar Obama (Foto: Sarah Conard/REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados unidos, Rick Santorum, venceu hoje o caucus feito pelo Partido Republicano no Estado do Kansas, mostra a contagem parcial do sufrágio. Com 73% dos votos contados, Santorum estava com 53%, enquanto Mitt Romney tinha 17%, Newt Gingrich, 16%, e o deputado Ron Paul, 13%. Santorum, ex-senador pela Pensilvânia, está em segundo lugar na disputa interna dos republicanos. No Kansas estão em jogo 40 delegados que votarão na Convenção Nacional Republicana em agosto, quando o candidato que enfrentará o presidente Barack Obama nas eleições de 6 de novembro será escolhido.

Em discurso na capital Kansas City, Santorum aproveitou para atacar tanto Obama quanto Romney. "Nós já temos um presidente que não diz a verdade para o povo americano. Nós não precisamos de outro", disse o político conservador. Santorum agora confia em uma nova vitória na terça-feira no Alabama e no Mississippi, onde Romney faz campanha. Com a vitória, Santorum conquistou neste sábado os votos de pelo menos 32 dos 40 delegados que estão na disputa no Kansas, mostra contagem parcial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também ocorreram primárias neste sábado nas ilhas de Guam e Marianas do Norte, no Pacífico, que são territórios norte-americanos. Mitt Romney venceu as votações nas ilhas e levou 18 delegados.

Romney começou este sábado com 440 delegados, segundo contagem da Associated Press, mais que todos os seus adversários combinados. Santorum tinha 181 delegados, Gingrich tinha 107 e Ron Paul tinha 46. Um pré-candidato republicano precisa dos votos de 1.144 delegados para conquistar a nomeação da candidatura a presidente em agosto. As próximas primárias serão feitas na terça-feira, dia 13, no Alabama, no Mississippi e no Havaí, quando os votos de cerca de 40 delegados serão definidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já os resultados na primária do Pacífico mostraram a força de organização e o poder econômico da campanha de Romney. O pré-candidato não visitou as ilhas porque faz campanha no sul dos EUA, mas enviou seu filho Matt a Guam e às Ilhas Marianas do Norte, como parte da sua caça por delegados. Guam e as Ilhas Marianas do Norte são territórios dos EUA próximos às Filipinas. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO