TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Sarkozy defende imposto sobre transações financeiras

    Presidente francs defende que banqueiros paguem pelo dano que teriam causado s economias da Europa no ano que passou

    Sarkozy defende imposto sobre transações financeiras (Foto: REGIS DUVIGNAU/REUTERS)
    Editoria avatar
    Conteúdo postado por:

    O presidente da França, Nicolas Sarkozy, voltou a defender a necessidade da criação de um imposto sobre transações financeiras para fazer com que os participantes do mercado paguem por seu papel na atual crise de dívida soberana da zona do euro.

    "Precisamos fazer com que os participantes do sistema financeiro consertem o dano causado por eles. Isso é uma questão de eficácia. É uma questão de moral", afirmou Sarkozy durante sua saudação de fim de ano ao povo da França.

    O presidente francês, que deve concorrer à reeleição em maio, já defendeu sua ideia de um imposto sobre transações financeiras e propôs sua implementação em toda a União Europeia, mas ainda não conseguiu convencer todos seus parceiros.

    Sarkozy também informou que seu governo vai tomar "importantes decisões" no final de janeiro para expandir o crescimento do país e sua competitividade de forma a reduzir o desemprego. O presidente também informou que não será preciso um novo pacote de corte de gastos, mas ao mesmo tempo, o governo será forçado a manter o déficit em queda e sua classificação de risco soberano AAA.

    A cinco meses antes das eleições presidenciais, Sarkozy está enfrentando um ambiente difícil devido ao desemprego elevado e ao fato de o governo ter sido forçado pelo mercado a manter os gastos sob controle.

    A taxa de desemprego da França no terceiro trimestre ficou em 9,7%.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: