Sarkozy tem pressa em lançar novas regras de aperto fiscal
A poucos meses das eleies presidenciais, francs ignora resistncia de Londres e prev para maro lanamento de novo tratado para combater a crise na regio
Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris - A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmaram ontem que pretendem finalizar as negociações sobre as novas regras de aperto fiscal na União Europeia nos próximos dias.
Sarkozy espera que o novo tratado possa ser assinado no máximo no começo de março, um mês antes das eleições presidenciais na França.
O acordo, aceito em princípio por 26 países membros do bloco e recusado pelo Reino Unido, contempla rigorosas medidas de controle orçamental e sanções para os Estados que não cumprem metas.
Londres se negou a acatar as novas regras porque acredita que colocariam em risco seu sistema financeiro.
Ontem, mais um impasse aumentou a polêmica envolvendo o País de David Cameron e os gigantes França e Alemanha. Nicolas Sarkozy anunciou que aplicará um imposto às transações financeiras, a denominada Taxa Tobin, mesmo se seus colegas da UE se resistirem a adotar uma medida idêntica.
O primeiro ministro britânico expressou sua enérgica rejeição ao imposto, se a medida não tem caráter mundial. França e Alemanha consideram a Taxa Tobin como uma fonte de dinheiro fresco para equilibrar suas desastrosas finanças. Já o mercado financeiro teme evasão de investimentos para outros países sem taxa.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: