Sarkozy ultrapassa Hollande, mas é vencido no segundo turno

Aps amear a sada da Frana do pacto de fronteiras livres, presidente aparece pela primeira vez frente de socialista em pesquisa. Ainda assim, no garante reeleio

Sarkozy ultrapassa Hollande, mas é vencido no segundo turno
Sarkozy ultrapassa Hollande, mas é vencido no segundo turno (Foto: PHILIPPE WOJAZER/REUTERS)

247 com agências internacionais – A luta declarada de Nicolas Sarkozy contra a imigração ilegal tem surtido efeito positivo em sua campanha à reeleição. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa publicada nesta terça-feira. O presidente da França aparece pela primeira vez à frente de François Hollande, no primeiro turno das eleições de 22 de abril. No segundo turno, no entanto, o socialista ainda leva a melhor.

A pesquisa do instituto Ifop aponta 28,5% das intenções de voto ao atual presidente, ou seja, alta de 1,5% sobre a anterior enquete. Já Hollande teria 27%, queda de 1,5 ponto percentual.

A ascensão do atual presidente francês acontece dois dias depois que, em um comício na cidade de Villepinte, ameaçou a abandonar o acordo europeu de fronteiras livres se nada for feito para conter a entrada clandestina de imigrantes. O tratado de Schengen é válido entre 25 países europeus e prevê a gestão do fluxo migratório das fronteiras exteriores da Europa.

Sarkozy tirou votos principalmente de candidata de extrema-direita Marine le Pen, do Frente Nacional (FN), que caiu um ponto percentual, a 16%; enquanto Hollande foi prejudicado pela alta de Jean-Luc Mélenchon (1,5 ponto mais, a 10%). Por fim, o candidato François Bayrou, mais ao centro, ascende meio ponto e chega a 13%.

O segundo turno, que será realizado em 6 de maio, teria Holland com 54,2% dos votos - dois pontos menos que na pesquisa anterior -, e Sarkozy com 45,5%, após alta de dois pontos.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247