TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Sátira na web vira perseguição no Egito

      Bilionrio da telecomunicao divulga no Twitter imagem de Mickey e Minnie com tnica islmica

      Marco Damiani avatar
      Conteúdo postado por:

      Roberta Namour _ 247, em Paris - O magnata egípcio da telecomunicação, Naguib Sawiris, despertou a ira da Justiça e dos internautas. Ele postou em sua página no Twitter uma imagem do Mickey e da Minnie, personagens do Walt Disney, vestidos com uma túnica islâmica. O desenho estava acompanhado da mensagem « Aqui está o futudo do Egito », se referindo a visibilidade cada vez maior dos grupos islamistas desde a revolta popular que tirou Hosni Moubarak do poder no início do ano. Diversos advogados o acionaram por insulto contra o islã. Na internet, uma campanha também está sendo organizada no Facebook e no Twitter para boicotar sua empresa de telefonia celular, a Mobinil.

      Na imagem divulgada pelo empresário, um católio que tem desmonstrado ambições políticas após a queda do presidente Hosni Moubarak, o Mickey aparece de barba com uma túnica e a Minnie de véu integral. Desde então, o bilionário tentou fazer as pazes com os internautas no Twitter : « Peço desculpas a todos que não levaram isso na brincadeira. Eu achei que era uma imagem engraçada, sem ser desrespeitosa». Para alguns de seus seguidores, a reação do público foi um pouco exagerada, mas para outros, as desculpas não são aceitáveis. « O caminho entre a liberdade de expressão e a falta de respeito é muito estreiro », escreveu um internauta.

      A ação ganhou ainda mais repercussão num contexto em que o Egito vive um momento de tensão entre muçulmanos e católicos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: