HOME > Mundo

Seis palestinos são mortos em Jenin em ataque de Israel

Entre os mortos estava um garoto de 13 anos que morreu depois que as forças israelenses impediram que uma ambulância o transferisse para o hospital para receber tratamento médico

Veículos militares israelenses manobram em uma via durante uma incursão em Jenin, na Cisjordânia ocupada por Israel (Foto: REUTERS/Raneen Sawafta)

RAMALLAH (Reuters) - Seis palestinos foram mortos nesta terça-feira na cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada, incluindo cinco em um ataque de drone durante uma ação israelense, disseram o Ministério da Saúde palestino e a agência de notícias oficial palestina Wafa.

O ministério e a agência disseram que os mortos incluíam um garoto de 13 anos que morreu depois que as forças israelenses impediram que uma ambulância o transferisse para o hospital para receber tratamento médico.

Militares de Israel confirmaram o ataque com drones e disseram que o ataque havia matado um número não especificado de palestinos que foram vistos arremessando dispositivos explosivos e disparando contra suas forças.

As tropas israelenses estavam operando "para expor dispositivos explosivos plantados sob as estradas para atacar as forças de segurança", disseram os militares em um comunicado.

A tropa encontrou armas, munição e dispositivos explosivos, desmantelou uma instalação de fabricação de bombas e localizou túneis e uma sala de controle de observação, disse. 

Uma outra pessoa ficou ferida no ataque ao bairro de Al-Sibat, na cidade de Jenin, informou a Wafa. O diretor do hospital de Jenin disse à agência que os palestinos eram alvos diretos.

As forças israelenses estão cercando três hospitais na área, acrescentou a Wafa.

Antes desse ataque, o Ministério da Saúde informou que 275 palestinos haviam sido mortos na Cisjordânia ocupada desde o ataque de 7 de outubro ao sul de Israel por homens armados do movimento islâmico Hamas que operaram a partir de Gaza.