TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Seis potências avançam para um acordo com Irã

      Autoridades ocidentais informaram que EUA, Grã-Bretanha,  China, França, Alemanha e Rússia chegaram a acordo sobre uma maneira de restabelecer as sanções da ONU contra o Irã, se o país romper os termos de um futuro acordo nuclear, removendo um grande obstáculo para um acordo antes do prazo 30 de junho

      Autoridades ocidentais informaram que EUA, Grã-Bretanha,  China, França, Alemanha e Rússia chegaram a acordo sobre uma maneira de restabelecer as sanções da ONU contra o Irã, se o país romper os termos de um futuro acordo nuclear, removendo um grande obstáculo para um acordo antes do prazo 30 de junho (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      NOVA YORK/PARIS/ANCARA (Reuters) - Seis potências mundiais chegaram a acordo sobre uma maneira de restabelecer as sanções da ONU contra o Irã, se o país romper os termos de um futuro acordo nuclear, removendo um grande obstáculo para um acordo antes do prazo 30 de junho, disseram à Reuters autoridades ocidentais.

      O novo entendimento sobre um restabelecimento rápido das sanções da ONU entre as seis potências - Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e China - aproxima-as de um possível acordo com o Irã, embora outros obstáculos permanecem, incluindo a garantia de acesso das Nações Unidas às instalações militares iranianas.

      As seis potências e o Irã fecharam um acordo provisório em 2 de abril, em um primeiro passo antes de acordo final com o objetivo de bloquear o desenvolvimento pelo Irã de uma bomba nuclear em troca da retirada das sanções. Mas o momento de retirada das sanções, o acesso e a verificação da conformidade do acordo e um mecanismo para restaurar as sanções caso Irã não cumpra os compromissos foram alguns dos temas mais difíceis deixadas para novas negociações.

      Como parte do novo acordo sobre o restabelecimento rápido das sanções, suspeitas de violações do Irã seriam levadas a um painel de resolução de disputas, provavelmente incluindo as seis potências e o Irã, que poderiam avaliar as alegações e chegar a um parecer não-vinculativo, disseram as autoridades.

      "Nós seis, inclusive russos e chineses, temos praticamente um acordo sólido sobre o mecanismo para restabelecer as sanções", disse uma autoridade ocidental. "Mas agora os iranianos precisam concordar."

      (Por Louis Charbonneau, John Irish e Parisa Hafezi)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: