Sergey Lavrov afirma que está otimista com Fórum da Nova Rota da Seda na China
Evento é comemorativo do 10º aniversário da iniciativa
TASS - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, demonstrou otimismo em relação ao próximo fórum internacional Um Cinturão, Uma Rota, elogiando a eficiência da China na organização desses eventos em seu território. "Tenho as expectativas mais otimistas. Sabemos que nossos amigos chineses sempre organizam os eventos que realizam em seu território no mais alto nível", disse ele aos repórteres à margem da 20ª reunião anual do clube de discussão internacional Valdai.
Segundo o ministro das Relações Exteriores russo, o projeto Um Cinturão, Uma Rota se encaixa perfeitamente nos processos em desenvolvimento na Eurásia, com a participação da Organização de Cooperação de Shanghai (SCO), a União Econômica Eurasiática (UEE) e estados do sudeste asiático. "Juntos, estamos construindo infraestruturas de transporte, logística financeira e industrial, e esses projetos têm grande potencial", acrescentou o ministro.
O terceiro fórum internacional Um Cinturão, Uma Rota acontecerá em outubro. O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou sua intenção de participar do evento. A iniciativa é um conceito proposto em 2013 pelo presidente chinês, Xi Jinping, para impulsionar projetos internacionais de comércio multilateral e investimentos em coordenação com países interessados e o uso de capitais chinês e estrangeiro. Mais de 150 países e mais de 30 organizações internacionais já aderiram à iniciativa.