CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Sérvia frustra tentativa de "revolução colorida"

Belgrado foi avisada sobre um plano de invasão a prédios do governo, afirmou o presidente Vucic

Presidente sérvio, Aleksandar Vucic (Foto: Sputnik / Assessoria de Imprensa da Chancelaria da Rússia)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Manifestantes partidários de potências ocidentais tentaram invadir prédios do governo em Belgrado, capital da Sérvia, em uma tentativa que o presidente sérvio Aleksandar Vucic chamou de "revolução colorida". Vucic afirma que recebeu informações sobre o plano antecipadamente, segundo reportagem do Russia Today.

Milhares de manifestantes da oposição se reuniram do lado de fora da Assembleia da Cidade de Belgrado no domingo (24) para protestar contra a vitória do Partido Progressista Sérvio (SNS), liderado por Vucic, sobre a coalizão partidária da União Europeia Sérvia Contra a Violência (SPN) nas eleições parlamentares da semana passada. O protesto se tornou violento com um grupo de manifestantes tentando arrombar as portas do prédio, sendo dispersos pela polícia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Não há revolução em andamento", disse Vucic em um discurso público. "Nada acontecerá do jeito deles", continuou, referindo-se aos manifestantes. "Aqueles que juraram lutar contra a violência mostraram ser verdadeiros bandidos."

A coalizão SPN surgiu dos protestos contra o governo após dois tiroteios em massa em maio. Enquanto o movimento inicialmente exigia as renúncias do ministro do Interior Bratislav Gasic e do chefe da inteligência Aleksandar Vulin, logo passou a pedir a queda do governo de Vucic. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vucic afirmou que o protesto foi patrocinado por potências ocidentais que queriam removê-lo do cargo devido às suas relações cordiais com a Rússia e à recusa em abandonar a reivindicação da Sérvia sobre Kosovo, citando relatórios de serviços de inteligência estrangeiros. 

Ele reiterou essas alegações no discurso de domingo, agradecendo a "serviços estrangeiros" não especificados por informarem seus serviços de segurança sobre "exatamente o que os bandidos estavam preparando".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO