HOME > Mundo

Sistema de mísseis estratégicos Sarmat da Rússia é colocado em prontidão para combate

Sarmat é capaz de atingir alvos a longas distâncias usando várias trajetórias de voo e está garantido para superar quaisquer sistemas de defesa, segundo o MD russo

Imagem retirada de um vídeo mostra um míssil balístico intercontinental Sarmat sendo testado em lançamento pelas forças militares russas no cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, Rússia, em 20 de abril de 2022. (Foto: Reuters)

(Sputnik) - O sistema de mísseis estratégicos Sarmat da Rússia foi colocado em serviço de combate, disse Yuri Borisov, chefe da corporação espacial estatal russa Roscosmos, na sexta-feira. "O complexo estratégico Sarmat foi colocado em serviço de combate," disse Borisov durante um evento educacional.

Sarmat é um sistema de mísseis pesado com um míssil balístico intercontinental movido a combustível líquido, pesando mais de 200 toneladas. O sistema é destinado a substituir os mísseis Voevoda (também conhecidos como Satan) nas forças de mísseis estratégicos da Rússia. O novo míssil é capaz de atingir alvos a longas distâncias usando várias trajetórias de voo e está garantido para superar quaisquer sistemas de defesa de mísseis existentes e futuros, disse o Ministério da Defesa russo. Com o alcance de engajamento de alvos mais longo, espera-se que o Sarmat fortaleça as capacidades de combate das forças nucleares estratégicas da Rússia. O trabalho de desenvolvimento experimental no projeto Sarmat começou em 2011, enquanto o primeiro lançamento de teste do míssil Sarmat foi realizado em abril de 2022.