Snowden aceita depor sobre espionagem dos EUA a Alemanha
Ele informou esta posição em reunião secreta nesta quinta-feira (310 na capital russa com o parlamentar dos Verdes (partido alemão) e membro da comissão de segredos oficiais do Bundestag (câmara baixa), Hans-Christian Ströbele; segundo Ströbele, "Snowden está são e com bom aspecto" e "deixou claro que sabe muita coisa"
247 - O ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, que revelou vários programas de espionagem, está disposto a depor como testemunha perante a Justiça e o Parlamento da Alemanha, segundo o site do jornal alemão "Süddeutsche Zeitung". Ele informou esta posição em reunião secreta nesta quinta-feira (310 na capital russa com o parlamentar dos Verdes (partido alemão) e membro da comissão de segredos oficiais do Bundestag (câmara baixa), Hans-Christian Ströbele. Segundo Ströbele, "Snowden está são e com bom aspecto" e "deixou claro que sabe muita coisa".
Além disso, o parlamentar disse que Snowden lhe entregou uma carta para o governo alemão, o Bundestag e a Procuradoria Geral. No entanto, o ex-técnico da NSA, que com suas informações provocou a maior crise diplomática dos EUA com seus aliados em décadas, disse a Ströbele que devido ao fato dos Estados Unidos terem retirado seu passaporte, ele não poderá depor pessoalmente.
Alemanha e EUA têm um acordo de extradição assinado e Washington já enviou ao governo alemão de forma preventiva uma solicitação de extradição de Snowden. Uma alternativa simples, esclarece o "Süddeutsche Zeitung", seria um depoimento a distância, desde Moscou, como propôs o próprio Ströbele na reunião.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: