TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Snowden aceita depor sobre espionagem dos EUA a Alemanha

      Ele informou esta posição em reunião secreta nesta quinta-feira (310 na capital russa com o parlamentar dos Verdes (partido alemão) e membro da comissão de segredos oficiais do Bundestag (câmara baixa), Hans-Christian Ströbele; segundo Ströbele, "Snowden está são e com bom aspecto" e "deixou claro que sabe muita coisa"

      A man, named National Security Agency (NSA) whistleblower Edward Snowden, is seen in front of the Christ the Saviour Cathedral in central Moscow in this still image taken from video footage shown on Russian television channel Rossiya 24 on October 31, 201 (Foto: Valter Lima)
      Valter Lima avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, que revelou vários programas de espionagem, está disposto a depor como testemunha perante a Justiça e o Parlamento da Alemanha, segundo o site do jornal alemão "Süddeutsche Zeitung". Ele informou esta posição em reunião secreta nesta quinta-feira (310 na capital russa com o parlamentar dos Verdes (partido alemão) e membro da comissão de segredos oficiais do Bundestag (câmara baixa), Hans-Christian Ströbele. Segundo Ströbele, "Snowden está são e com bom aspecto" e "deixou claro que sabe muita coisa".

      Além disso, o parlamentar disse que Snowden lhe entregou uma carta para o governo alemão, o Bundestag e a Procuradoria Geral. No entanto, o ex-técnico da NSA, que com suas informações provocou a maior crise diplomática dos EUA com seus aliados em décadas, disse a Ströbele que devido ao fato dos Estados Unidos terem retirado seu passaporte, ele não poderá depor pessoalmente.

      Alemanha e EUA têm um acordo de extradição assinado e Washington já enviou ao governo alemão de forma preventiva uma solicitação de extradição de Snowden. Uma alternativa simples, esclarece o "Süddeutsche Zeitung", seria um depoimento a distância, desde Moscou, como propôs o próprio Ströbele na reunião.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: