HOME > Mundo

Snowden pede asilo para o Equador

País concedeu asilo político ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que está há mais de um ano morando na embaixada do Equador em Londres, e pode receber ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA, que vazou o esquema de espionagem americano

Snowden pede asilo para o Equador

Reuters - O ministro das Relações Exteriores equatoriano, Ricardo Patiño, disse neste domingo que o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA Edward Snowden pediu asilo ao Equador.

"O Governo do Equador recebeu um pedido de asilo de Edward J. #Snowden," anunciou Patiño no Twitter.
Patiño, que está em visita oficial ao Vietnã, não forneceu mais detalhes.

O porta-voz do WikiLeaks Kristinn Hrafnsson confirmou que Snowden tinha pedido asilo para o Equador. O site antisigilo havia dito que ajudou Snowden a encontrar "asilo político em um país democrático".

O Equador concedeu asilo político ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que está há mais de um ano morando na embaixada do Equador em Londres.

O presidente equatoriano, Rafael Correa, disse que Assange tem razão em temer ser enviado da Suécia, onde é acusado de agressão sexual, para os Estados Unidos para enfrentar acusações pela publicação de cabos secretos dos EUA pelo WikiLeaks, em 2010.

(Reportagem de Alexandra Valencia, em Quito, e Kevin Liffey, em Londres)