Snowden pede asilo para o Equador
País concedeu asilo político ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que está há mais de um ano morando na embaixada do Equador em Londres, e pode receber ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA, que vazou o esquema de espionagem americano
Reuters - O ministro das Relações Exteriores equatoriano, Ricardo Patiño, disse neste domingo que o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA Edward Snowden pediu asilo ao Equador.
"O Governo do Equador recebeu um pedido de asilo de Edward J. #Snowden," anunciou Patiño no Twitter.
Patiño, que está em visita oficial ao Vietnã, não forneceu mais detalhes.
O porta-voz do WikiLeaks Kristinn Hrafnsson confirmou que Snowden tinha pedido asilo para o Equador. O site antisigilo havia dito que ajudou Snowden a encontrar "asilo político em um país democrático".
O Equador concedeu asilo político ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que está há mais de um ano morando na embaixada do Equador em Londres.
O presidente equatoriano, Rafael Correa, disse que Assange tem razão em temer ser enviado da Suécia, onde é acusado de agressão sexual, para os Estados Unidos para enfrentar acusações pela publicação de cabos secretos dos EUA pelo WikiLeaks, em 2010.
(Reportagem de Alexandra Valencia, em Quito, e Kevin Liffey, em Londres)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: