Snowden sobre asilo: "Lei está vencendo"
"Nas últimas oito semanas vimos o governo Obama não mostrar nenhum respeito pela lei internacional e interna, mas no final a lei está vencendo. Agradeço à Federação Russa por conceder o asilo", disse em comunicado o norte-americano Edward Snowden, procurado pelo governo dos EUA
LONDRES, 1 Ago (Reuters) - O ex-prestador de serviços de uma agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden disse nesta quinta-feira que a decisão da Rússia de conceder-lhe asilo temporário é uma vitória do regime da lei, agradecendo a Moscou e acusando o governo dos EUA de desrespeitar as leis internacionais.
"Nas últimas oito semanas vimos o governo Obama não mostrar nenhum respeito pela lei internacional e interna, mas no final a lei está vencendo. Agradeço à Federação Russa por conceder o asilo", disse Snowden em comunicado divulgado pelo grupo WikiLeaks.
Uma pesquisadora jurídica do grupo tem ajudado Snowden a tentar garantir asilo num terceiro país seguro. O WikiLeaks disse temer que ele não receberia um julgamento justo nos Estados Unidos.
O grupo afirmou que Sarah Harrison, a pesquisadora, havia deixado o aeroporto com Snowden em um táxi para um "lugar seguro, confidencial" e que Snowden tinha o direito de viver e viajar ao redor da Rússia por um ano.
Julian Assange, fundador do WikiLeaks, disse que a decisão da Rússia de conceder asilo temporário a Snowden era "mais uma vitória na luta contra a guerra de Obama aos denunciantes".
"Esta batalha foi vencida, mas a guerra continua", declarou ele, elogiando a Rússia por apoiar Snowden num momento em que o WikiLeaks disse que muitos países se recusaram a fazê-lo por medo de ofender os Estados Unidos.
(Reportagem de Andrew Osborn)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: