Snowden sobre asilo: "Lei está vencendo"

"Nas últimas oito semanas vimos o governo Obama não mostrar nenhum respeito pela lei internacional e interna, mas no final a lei está vencendo. Agradeço à Federação Russa por conceder o asilo", disse em comunicado o norte-americano Edward Snowden, procurado pelo governo dos EUA

Snowden sobre asilo: "Lei está vencendo"
Snowden sobre asilo: "Lei está vencendo" (Foto: SERGEI KARPUKHIN)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

LONDRES, 1 Ago (Reuters) - O ex-prestador de serviços de uma agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden disse nesta quinta-feira que a decisão da Rússia de conceder-lhe asilo temporário é uma vitória do regime da lei, agradecendo a Moscou e acusando o governo dos EUA de desrespeitar as leis internacionais.

"Nas últimas oito semanas vimos o governo Obama não mostrar nenhum respeito pela lei internacional e interna, mas no final a lei está vencendo. Agradeço à Federação Russa por conceder o asilo", disse Snowden em comunicado divulgado pelo grupo WikiLeaks.

Uma pesquisadora jurídica do grupo tem ajudado Snowden a tentar garantir asilo num terceiro país seguro. O WikiLeaks disse temer que ele não receberia um julgamento justo nos Estados Unidos.

O grupo afirmou que Sarah Harrison, a pesquisadora, havia deixado o aeroporto com Snowden em um táxi para um "lugar seguro, confidencial" e que Snowden tinha o direito de viver e viajar ao redor da Rússia por um ano.

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, disse que a decisão da Rússia de conceder asilo temporário a Snowden era "mais uma vitória na luta contra a guerra de Obama aos denunciantes".

"Esta batalha foi vencida, mas a guerra continua", declarou ele, elogiando a Rússia por apoiar Snowden num momento em que o WikiLeaks disse que muitos países se recusaram a fazê-lo por medo de ofender os Estados Unidos.

(Reportagem de Andrew Osborn)

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247