HOME > Mundo

Subcomandante Marcos deixa liderança do EZLN

Um dos líderes guerrilheiros de maior expressão na década de 1990, o subcomandante Marcos, do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), do México, anunciou, neste domingo (25), que renunciou a liderança do movimento; "A substituição no comando não se dá por doença, ou morte, nem por deslocamento interno, disputa, ou depuração", mas sim em função de "mudanças internas que o EZLN tem e teve", assegurou; o EZLN foi criado em 1994, no estado mexicano de Chiapas, com o objetivo de defender os direitos da população indígena do país

The leader of the Mexican Zapatista Army of National Liberation (EZLN), Subcomandante Marcos, smokes his pipe, during the opening of the forum "Digna Rabia" (Honorably Wrath) at the San Cristobal de las Casas Community, state of Chiapas, Mexio, on January (Foto: Paulo Emílio)

247- Um dos líderes guerrilheiros de maior expressão na década de 1990, o subcomandante Marcos, do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), do México, anunciou, neste domingo (25), que renunciou a liderança do movimento. Em um comunicado de dez páginas, o subcomandante Marcos – cujo nome de batismo é Rafael Sebastián Guillén – descartou que esteja renunciando ao comando por razões de saúde. Segundo ele, mudanças internas do EZLN foram as razões da renúncia.

"A substituição no comando não se dá por doença, ou morte, nem por deslocamento interno, disputa, ou depuração", mas sim em função de "mudanças internas que o EZLN tem e teve", assegurou o subcomandante Marcos no texto de renúncia.

O EZLN foi criado em 1994, no estado mexicano de Chiapas, com o objetivo de defender os direitos da população indígena do país. O movimento guerrilheiro conseguiu a simpatia da comunidade internacional e das organizações defesa dos direitos humanos por suas constantes denúncias contra a violação dos direitos da população indígena mexicana.