HOME > Mundo

Sucesso das relações entre Rússia e China não é assunto em que os EUA devam se intrometer, diz Lavrov

Chanceler russo rebateu declarações indevidas do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken

O chanceler russo, Sergey Lavrov (Foto: Divulgação)

TASS - O sucesso dos entendimentos mantidos pela Rússia e a China em Moscou não é da conta  dos EUA, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, na terça-feira (21).

"Olha, isso não é da conta deles, não é da conta dos americanos", disse ele, comentando uma pergunta de um repórter sobre a reação das potências ocidentais. Ele acrescentou que as negociações realizadas em Moscou fazem parte das relações entre a Rússia e a China.

Na segunda-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse, comentando sobre a visita de Estado de Xi Jinping à Rússia, que o líder chinês foi ao país euroasiatico poucos dias depois que o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo o diplomata norte-americano, a China não se sente obrigada a responsabilizar o Kremlin e fornece "cobertura diplomática" à Rússia.

Na terça-feira, Putin disse que as conversações entre a Rússia e a China ocorreram em uma atmosfera calorosa, de companheirismo e construtiva".

Xi Jinping agradeceu a Putin pela "hospitalidade tradicional e boas-vindas calorosas". Ele chamou as negociações de "diretas, amigáveis e produtivas".