TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Sudão e Sudão do Sul chegam a acordo sobre petróleo

      Expectativa é que após ter alcançado o acordo, no qual se fixam as taxas que o Sudão do Sul deve pagar pelo trânsito de petróleo pelo território do Sudão, se reinicie a produção de petróleo em breve, que ficou paralisada no último mês de janeiro

      Sudão e Sudão do Sul chegam a acordo sobre petróleo (Foto: Divulgação)
      Aline Oliveira avatar
      Conteúdo postado por:

      Opera Mundi - O Sudão e o Sudão do Sul chegaram a um acordo sobre o conflito por petróleo que causou intensos confrontos na zona fronteiriça de ambos países nos últimos meses, anunciou neste sábado (04/08) o mediador da disputa, o ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki.

      A expectativa é que após ter alcançado o acordo, no qual se fixam as taxas que o Sudão do Sul deve pagar pelo trânsito de petróleo pelo território do Sudão, se reinicie a produção de petróleo em breve, que ficou paralisada no último mês de janeiro.

      "As partes concordaram em todos os acordos financeiros a respeito do petróleo, então está definido", afirmou Mbeki sem fornecer detalhes.

      "O que vai faltar, dado que já temos um acordo, é discutir os próximos passos, como quando as companhias petrolíferas devem ser avisadas para voltarem a produzir e exportar", completou.

      Ele afirmou que os dois lados têm até 22 de setembro para resolver a questão de segurança e outros conflitos. Os rivais avançaram nos últimos dias com os dois lados fazendo concessões para terminar com a disputa. Juba havia parado sua produção em janeiro após o Sudão reivindicar milhões de barris de petróleo como parte de taxas não pagas pelo país ao sul.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: