Talebans podem criar escritório de representação no Qatar

Em troca da iniciativa de negociao, movimento extremista afego pede que seus prisioneiros sejam libertados do centro de deteno americano de Guantnamo, em Cuba

Talebans podem criar escritório de representação no Qatar
Talebans podem criar escritório de representação no Qatar (Foto: DIVULGAÇÃO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – Os talebans anunciaram mudanças de estratégia que podem repercurtir na retirada anunciada das tropas da Otan até o final de 2014 do Afeganistão. Na última terça-feira, a direção do principal movimento extremista se pronunciou a favor da abertura de um escritório de representação taleban no Qatar. “Agora que nossa presença no interior do país está mais forte do que nunca, temos condições de abrir um escritório político fora do país para conduzir negociações”, afirmou o emirado islâmico do Afeganistão, em seu comunicado. A iniciativa obteve o consentimento do presidente afegão, Hamid Karzai, até então era contrário a isso, após pressão dos Estados Unidos, a Alemanha e Qatar. A informação foi divulgada pelo jornal Le Monde.

Em troca, os talebans pedem que seus prisioneiros sejam libertados do centro de detenção americano de Guantánamo, em Cuba. A manobra política é vista com desconfiança por alguns dirigentes. “Se ao mesmo tempo os ataques talebans continuarem contra o governo afegão ou as tropas da Otan, isso significaria que a comunidade internacional está dando seu apoio aos inimigos do Afeganistão”, dise o responsável pelas relações externas do Alto Conselho de Paz, Ismaiel Qasemyar.

Victoria Nuland, porta-voz do departamento de Estado americano, explicou, na terça-feira, que “a vontade dos Estados Unidos de participar das negociações de paz não mudará em nada sua estratégia militar local, os soldados americanos continuarão a combater os inimigos do Afeganistão”, segundo a publicação francesa.

A vontade de negociar, demonstrada pelos talebans ao se instalarem no Qatar, se manifesta agora que os principais grupos insurgentes da região afegã-paquistanesa realizaram uma reorganização de suas tropas e uma revisão de sua estratégia. Uma nova estrutura, a shura (assembleia) Murakbah, acaba de ser criada para reunir todos os rebeldes dessa região.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email