Tensões entre Índia e Paquistão despertam preocupação no mundo

Diversas chancelarias emitiram comunicados nesta quarta-feira (27) expressando preocupação com a escalada de tensões entre a Índia e o Paquistão; todas pedem moderação para que o conflito entre os dois vizinhos do sul asiático, possuidores de armas nucleares, não se transforme em um conflito de maiores proporções

Tensões entre Índia e Paquistão despertam preocupação no mundo
Tensões entre Índia e Paquistão despertam preocupação no mundo

247, com Prensa Latina - O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, sublinhou que seu país está pronto para desempenhar seu papel para ajudar a resolver a disputa entre Índia e Paquistão e instou os dois países a evitarem qualquer medida que possa aumentar ainda mais as tensões.

Por seu turno, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, também falou com seu colega paquistanês e ofereceu mediação para solucionar o conflito com a Índia.

Também Mark Field alto dirigente do Ministério britânico das Relações Exteriores, disse que falaria com emissários da Índia e do Paquistão para instar esses países a exercerem a moderação.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Maria Adebahr, expressou que Berlim está observando os acontecimentos no sul da Ásia 'com grande preocupação'.

Federica Mogherini, alta representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, pediu aos dois países que mostrem 'a máxima moderação'. 'Isto tem potencial de levar a consequências graves e perigosas para os dois países e a região em geral', afirmou.

Um diplomata estadunidense junto ao Conselho de Segurança das Nações Unidas afirmou que os Estados Unidos estão profundamente preocupados com os ataques de ambos os países. 'Os riscos potenciais associados com uma maior ação militar por qualquer das partes são inaceitavelmente altos para ambos os países, seus vizinhos e a comunidade internacional', apontou.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247