HOME > Mundo

Terremotos no Irã matam 180 pessoas

O primeiro tremor no noroeste do país atingiu 6.2 de magnitude; 11 minutos depois, um novo abalo alcançou 6.2

Terremotos no Irã matam 180 pessoas (Foto: Reprodução/G1)
Andressa Anholete avatar
Conteúdo postado por:

DUBAI, 11 Ago (Reuters) - Dois fortes terremotos atingiram o noroeste do Irã neste sábado, matando 180 pessoas e ferindo mais de 1.300, com equipes de resgate vasculhando freneticamente no meio dos escombros de dezenas de vilas.

Milhares deixaram suas casas e permanecem nas ruas após cerca de 20 tremores subsequentes atingirem a área.

Os números ainda podem aumentar, alertaram as autoridades iranianas, já que alguns dos feridos estão em estado grave e outros ainda estão presos sob os escombros e os resgates ainda não chegaram a algumas vilas. Cerca de 60 aldeias tinham mais de 50 por cento de danos, disse a mídia iraniana.

O Irã está localizado em uma área com diversas falhas geográficas e já sofreu terremotos devastadores nos últimos anos, incluindo um de magnitude 6.6 em 2003 que atingiu a cidade histórica de Bam e matou mais de 25 mil pessoas.

O centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos indicou que o primeiro terremoto foi de magnitude 6.4, a 60 quilômetros da cidade de Tabriz e a 9,9 quilômetros de profundidade.

O segundo terremoto foi de magnitude 6.3 a 49 quilômetros da mesma cidade em uma profundidade similar, e apenas 11 minutos após o primeiro.

O oficial da província, Khalil Sa'ie, disse que 180 morreram e cerca de 1.300 ficaram feridas, informou a agência de notícias semi-oficial Fars.

O segundo terremoto ocorreu próximo a cidade de Varzaghan. "O tremor foi tão intenso que as pessoas correram para as ruas em meio ao medo", disse a agência de notícias Fars.

Em torno de 210 pessoas em Varzaghan e Ahar foram resgatadas de escombros, informou a agência de notícias oficial IRNA.

Tabriz é uma importante cidade e centro comercial longe das regiões produtoras de petróleo do Irã e das instalações nucleares.

(Por Andrew Torchia)

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...