Tiroteio em praia da Austrália mata 10 pessoas
Notícias veiculadas pela mídia relatam tiroteios e feridos na praia de Bondi, em Sydney
(Reuters) - Dez pessoas morreram e cerca de uma dúzia ficaram feridas quando homens armados abriram fogo durante um evento do feriado judaico na praia de Bondi, em Sydney, no domingo, disseram autoridades australianas.
A polícia de Nova Gales do Sul informou que duas pessoas foram detidas, e a Australian Broadcasting Corp disse que um dos pelo menos dois atiradores estava entre os mortos.
Cerca de uma dúzia de pessoas foram levadas para hospitais locais após o tiroteio, disse um porta-voz do serviço de ambulâncias de Nova Gales do Sul.
O primeiro-ministro Anthony Albanese classificou o incidente como "chocante e angustiante", acrescentando que "equipes de emergência estão no local trabalhando para salvar vidas".
Uma testemunha descreveu o tiroteio. "Vi pelo menos 10 pessoas no chão e sangue por toda parte", disse Harry Wilson, um morador local de 30 anos, ao Sydney Morning Herald.
O presidente israelense Isaac Herzog afirmou que judeus que haviam ido acender a primeira vela do feriado de Hanukkah na praia foram atacados por "terroristas vis". A Austrália tem sofrido uma série de ataques antissemitas contra sinagogas, edifícios e carros desde o início da guerra de Israel em Gaza, em outubro de 2023.
